'Goitá' traz a arte do mamulengo ao Sesc Santos

Duas companhias de dança sobem ao palco nesta terça-feira (4)

Por: Guilherme Gaspar & Colaborador &  -  05/06/19  -  10:52
  Foto: Tomas Kolisch Jr / Divulgação

Com uma história ambientada em uma pequena cidade próxima a Pernambuco, onde existe a cultura da arte com o mamulengo (uma espécie de teatro popular de bonecos), as companhias paulistas Cisne Negro Cia. de Dança e Pia Fraus apresentam o espetáculo 'Goitá' nesta terça (4), às 20h, no Teatro do Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida).


“Quem sugeriu a união entre a Cisne Negro Cia. de Dança e a Pia Fraus foi a coreógrafa Ana Catarina Vieira. Ela se inspirou na história do 'Quebra Nozes', que apresentamos há certo tempo. Então, o dramaturgo Beto Andreetta, da Pia Fraus, juntou-se à nossa companhia, que tem bailarinos abertos a novas propostas”, explicou Dany Bittencourt, diretora da Cisne Negro. Para ela, o resultado é fantástico, por ser capaz de atingir o público de diferentes idades.


O enredo é desenvolvido no Mercado Municipal, no meio de barracas onde são vendidos objetos de palha, artefatos de cozinha, cabaça, buchas e uma infinidade de produtos produzidos por pequenos agricultores e artesãos locais. A interação dos artistas com o público ocorre já no início da apresentação, quando um bailarino-ator apresenta o teatro de mamulengos. Para ter mais realidade em seu enredo, o espetáculo conta com a participação de dois figurinistas pernambucanos.


“É importante ter em mente que nesse momento tão delicado da cultura nacional, conseguimos apresentar um espetáculo leve, sobre o Brasil, sobre a nossa riqueza cultural. 'Goitá' deve ser valorizado por enaltecer a natureza de nosso povo”, pontuou.


A primeira encenação ocorreu em maio, no Sesc Pompeia. “Agora, estamos passando por Santos e, no final do mês, chegaremos ao Sesc Guarulhos”, informou Dany, ao revelar que ainda há uma versão reduzida, que é encenada para crianças nas Fábricas de Cultura do Estado de São Paulo.


'Goitá' também foi encenado no Sesc Santos no último domingo (02) e reuniu cerca de 500 pessoas na plateia. "Espero que apesar da chuva, o público retorne", convida a diretora da Cisne Negro.


As entradas para a apresentação de hoje custam de R$ 6 a R$ 20 e estão à venda na bilheteria do Sesc Santos.


As Companhias


Com direção artística de Hulda e Dany Bittencourt, a Cisne Negro Cia. de Dança traz em seus trabalhos a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas plateias.


Já a Pia Fraus desenvolve uma linguagem que aprimora, dramaticamente, diversas áreas artísticas e as integra, consolidando um repertório.


Logo A Tribuna
Newsletter