Festivais com música boa invadem as redes sociais a partir desta sexta-feira

Lives de artistas de diversos gêneros musicais animam a quarentena

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  27/03/20  -  11:23
"O Amor É um Ato Revolucionário" é complemento de "Estado de Poesia"   Foto: José de Holanda/Divulgação

A necessidade de se manter em casa para reduzir o contágio do coronavírus continua, assim como as iniciativas de programação cultural pela internet, que deixam o isolamento mais leve. Muitos dos festivais on-line que começaram na semana passada dão início às segundas edições, por conta do sucesso de público.


Festival Fico em Casa BR


Esta sexta-feira (27), é o último dia do Festival Eu Fico em Casa BR, que, entre 13h30 e 23h30, traz 20 músicos em apresentações intimistas, em formatos inéditos, com duração de cerca de 30 minutos. As transmissões serão feitas diretamente do perfil de rede social de cada artista e também pelo canal de YouTube do FestivalFicoEmCasa e do Instagram @festivalficoemcasabr. Entre as atrações estão Chico Cesar, Emicida, Valesca Popozuda, Lucas Silveira (Fresno) e Paulo Miklos.


Ziriguidum em Casa


Até domingo (29), também é possível assistir pelas redes sociais a segunda edição do festival on-line produzido pelo cantor, compositor e autor Claudio Lins e o jornalista Beto Feitosa. 


As transmissões são feitas ao vivo, direto da rede social de cada artista. Entre os nomes confirmados estão a banda Biquini Cavadão, Laura Finocchiaro, Jair Oliveira, Daniel Gonzaga e Isabella Taviani.
As exibições acontecem das 17 às 21h. A programação completa, assim como os endereços das redes sociais, estão em www.ziriguidum.com.


#Tamojunto


O festival promovido pelo jornal O Globo também entra em sua segunda edição, que vai até domingo (27). Nesta sexta-feira (27), se apresentam, entre outros Tim Bernardes (do grupo O Terno), Leila Pinheiro, Claudio Nucci e Zélia Duncan. Durante o final de semana é possível ver ainda apresentações de Moreno Veloso, Rael, Projota, Baby do Brasil. As transmissões são feitas das 17 às 21h30, pela conta oficial dos artistas no Instagram, com transmissão completa ao vivo no site e nas redes sociais do periódico carioca.


Sinfônica


A Orquestra Petrobras Sinfônica está publicando todos os dias em seu canal do Youtube vídeos inéditos de concertos realizados nos últimos anos. Para assistir, basta acessar https://www.youtube.com/channel/UCUcHuxsWtNmC3aY7uQyLV3A.


Festival Música em Casa


A Universal Music também selecionou parte de seus músicos para apresentações, que seguem até domingo (29). São cinco shows por dia, que são divulgados no perfil @festivalmúsicaemcasa, no Instagram.


“A lição que fica é que temos de nos enxergar como bicho coletivo”


Em tempos normais, amanhã seria o dia que o cantor Chico Cesar se apresentaria em Santos. Mas no atual cenário, este foi um dos tantos shows que foram cancelados pelo País. Nesta sexta-feira (27), o músico faz a sua estreia em um evento on-line, no Festival Fico em Casa BR.


“Há tempos tenho uma espécie de relação com meu público nas redes sociais. Gravo vídeos de músicas inéditas, dou vídeo-aulas. Mas estamos num momento em que ambos sentimos falta um do outro – público e artista. Por isso, acho válidos esses festivais”, afirma Cesar, que deve participar ainda do Festival ShowLivre no dia 2 de abril e um outro evento on-line, na Paraíba, sem data definida.


Além da agenda de shows, o cantor teve que adiar a turnê Violivoz que faria com Geraldo Azevedo. “Não temos previsão de retomar nada ainda. Alguma coisa está sendo remarcada para setembro. Neste final de semana, iria fazer também um show dos 25 anos do lançamento do meu primeiro álbum, Aos Vivos, mas não sei quando deve acontecer”, lamenta.


Ele reforça que as pessoas devem se manter na quarentena para segurança daqueles que precisam estar na rua, como profissionais de segurança e saúde, mas aguarda uma alternativa para que artistas e toda a equipe envolvida nos espetáculos possam voltar a trabalhar.


“Nós, cantores, ainda temos a possibilidade de pensar em bilhetes eletrônicos para apresentações on-line. Mas temos que socializar as oportunidades. E tem pessoas em casa que também estão sem ganhar. A lição que fica é que temos que nos enxergar como um bicho coletivo”.


Logo A Tribuna
Newsletter