Exposição de fotos mostra os bastidores do Mural da Perimetral, em Santos

Projeto demorou dez dias para ser concluído e envolveu vários artistas

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  09/01/20  -  12:01
Atualizado em 09/01/20 - 12:18
Em 150 fotos e um documentário, o público vai conferir a evolução do trabalho
Em 150 fotos e um documentário, o público vai conferir a evolução do trabalho   Foto: Tom Leal/Divulgação

A arte da rua e as cores que despertam a atenção de quem passa pela Avenida Perimetral, perto da área do Mercado Municipal, em Santos, vão invadir a Galeria de Arte Patrícia Galvão. O trabalho da criação do grafite Mural da Perimetral, realizado por artistas da região, foi registrado em foto e vídeo por Tom Leal e se transformou em uma exposição, que abre as portas nesta quinta-feira (9), a partir das 19 horas.


Em 150 fotos e um documentário, o público vai conferir a evolução do trabalho, que fez com que um muro abandonado se torna-se um mural de 190 metros quadrados, integrando os desenhos dos artistas Fixxa, Colante, Hugo, AmorOdio, Bomfim e do duo Shesko & Sirius.


O projeto faz parte do 7º Fundo Municipal de Assistência à Cultura (Facult) e foi realizado em dez dias em outubro de 2019. “Foi um sonho antigo. Eu moro nas redondezas, passava ali quase todos os dias e via a necessidade. Seria egoísmo demais eu pintar sozinho...”, explica o artista Erico Bonfim, que fez a proposta ao Facult em parceria com o artista visual Thiago AmorOdio e com a produtora Cultural Amanda Marx.


“Pintar foi o mais fácil, embora cansativo, pois no local passa muito caminhão, faz barulho. Às vezes, chegava à noite em casa com a cabeça a mil”, lembra ele, que ressalta como ponto positivo ter convidado artistas que abraçaram a ideia de mudar a cara da região degradada. “Foi um projeto cercado por amizades e histórias. Quando concluímos, vimos o quanto isso afetou a vida da Via Portuária. Ficamos contentes com o resultado final.”


Bonfim considera que a mudança visual pode abrir portas para que outros artistas pensem em intervir naquela região.


Participaram os artistas Fixxa, Colante, Hugo, AmorOdio, Bomfim e do duo Shesko & Sirius
Participaram os artistas Fixxa, Colante, Hugo, AmorOdio, Bomfim e do duo Shesko & Sirius   Foto: Tom Leal/Divulgação

Desdobramento


Além da exposição, a produção do grafite também resultou em uma oficina para jovens da região, com várias técnicas de desenho, destacando a experiência de produzir um mural de grafite. Os trabalhos produzidos pelos alunos também estarão presentes na exposição que abre nesta quinta.


A mostra pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h, até o próximo dia 23. A Galeria fica no 3º piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) e a entrada é gratuita.


Logo A Tribuna
Newsletter