Espionagem em Paris dá o tom em obra de escritor santista

Fábio Pereira Ribeiro lançará livro 'Paris Também se Levanta', sábado (21), às 17h, na Realejo

Por: Egle Cisterna  -  17/09/19  -  17:04
  Foto: Reprodução

Desvendar os recantos de Paris, indo além dos cartões-postais da Cidade Luz, com toques de mistério policial, espionagem e narrativas baseadas em histórias reais. Essa é a inspiração do livro de contos 'Paris Também se Levanta', de Fábio Pereira Ribeiro, cujo lançamento acontece no sábado (21), em Santos.


O volume, com cerca de 30 contos, foi escrito nos café e restaurantes da capital francesa, fazendo referência à efervescência cultural da cidade em seus pontos menos badalados e ficou entre os finalistas do Prêmio Sesc de Literatura.


“É uma homenagem que faço para a Cidade, até por conta da própria literatura. Estive inclusive no mesmo restaurante que (Ernest) Hemingway escreveu 'O Sol Também se Levanta'”, conta o autor revelando a inspiração para o título do livro.


Outros livros


Essa é a segunda obra de ficção de Ribeiro ambientada em Paris. A primeira publicação foi o romance 'Um Dry Martini Para Hemingway', lançado em 2016, e que levou o santista a participar do festival Primavera Literária Brasileira da Université Sorbonne Paris IV e do Salão do Livro, ambos realizados na França, em 2017. E foi durante esta passagem pela capital da França que ele começou a escrever o livro atual.


E a paixão parisiense de Ribeiro ainda deve render mais frutos literários. Ele está terminando de escrever um romance de ficção baseado na história de Kiki de Montparnasse, uma artista de destaque na década de 1920. O livro deve ficar pronto até o final do ano.


“Os anos 1920 foram muito loucos. Paris reuniu artistas do mundo inteiro nesta época, o que criou movimentos que refletiram na história universal”, adianta ele.


O lançamento de 'Paris Também se Levanta' pela Editora Simonsen acontece na Livraria Realejo (Av. Marechal Deodoro, 2, Gonzaga), a partir das 17 horas.


Logo A Tribuna
Newsletter