Escritora santista Tatá Bloom lança livro 'Nos Mares do Mundo'

Livro infantojuvenil nasceu da memória afetiva da autora e une música com literatura

Por: Guilherme Gaspar & Colaborador &  -  26/07/19  -  13:04
  Foto: Divulgação

É praticamente impossível viver sem a música ou sem a literatura. Mas, o que acontece quando as duas artes se unem em uma única obra? O livro 'Nos Mares do Mundo', da escritora santista Tatá Bloom, cumpre muito bem essa proposta.


Inspirada em uma música que sua avó costumava cantar, Tatá escreveu uma poesia, que será lançada às 17h deste sábado (27), na livraria Realejo (Av. Mal. Deodoro, 2, Gonzaga, Santos). No domingo (28), às 16h, os leitores de Guarujá participam do lançamento na praça de alimentação do Ferry Boat’s Plaza Shopping.


Toda a história começa pelo cantor e compositor Anacleto Rosas Júnior, que faleceu em 1978. Ao que tudo indica, a avó italiana de Tatá era uma grande fã do brasileiro, pois tinha o costume de cantar a música 'Assim como o Rio' para que a neta conseguisse dormir.


A tradição da música passou de geração em geração e Tatá também fez seus filhos dormirem ao som de Rosas Júnior. Até então, a escritora santista não sabia da origem da canção. “Eu pensava que fosse mais uma coisa que minha avó havia trazido de sua cultura”, explicou.


Em pesquisa com Patycake, que ilustrou o livro 'Nos Mares do Mundo', Tatá ficou sabendo da existência de 'Assim como o Rio' e até desanimou em prosseguir com o projeto, por não ter os direitos autorais. A saída foi escrever algumas partes de seu livro com inspirações da canção, homenageando tanto o músico quanto a própria avó.


“Quando comecei a escrever, resgatei essa história pela relação de memória afetiva. É claro que precisamos de tempo para dar vida a um novo livro, mas como essa história estava dentro de mim, tive apenas que fechar os olhos”, revelou.


Publicado pela editora paranaense Madrepérola, 'Nos Mares do Mundo', fala sobre o caminho percorrido por todos entre a infância e a velhice. “Idealizei uma espécie de viagem realizada durante o sonho. Enquanto o adulto canta o refrão da música, a criança faz essa viagem”.


No Brasil, os exemplares serão vendidos nas livrarias por R$ 30,00. Em 2020, a obra também será lançada na Alemanha, ainda em data a ser definida.


Literatura no Brasil


Tatá Bloom participa do movimento Mulherio das Letras, que colocou as escritoras nacionais em foco ao longo dos últimos anos. “É satisfatório ver as proporções que esse movimento tomou. Hoje, o Mulherio das Letras ultrapassa barreiras”, destacou.


A autora santista também participou das duas últimas edições da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, a Flipoços.


“O que eu mais gostei na Feira foi a participação das escolas, que levam os alunos para acompanhar as palestras. É uma forma inteligente de incentivar a leitura entre os jovens”. apontou.


Para se ter noção, o Censo 2010 revelou que a taxa de analfabetismo na cidade mineira (3,41%) é inferior à média nacional (9,37%).


A região


As experiências de Tatá em Poços de Caldas foram tão boas que a escritora sugeriu a criação de um evento literário em Guarujá. Assim, nos dias 17, 18, 19 e 22 de agosto, Guarujá será palco do Festival Literário e Feira de Livros Infantojuvenil de Guarujá (Flij), no Teatro Procópio Ferreira.


“O evento terá a participação de escritores e contadores de histórias. Assim como em Poços, queremos proporcionar o bate-papo das escolas com as autoras”.


Nomes como Susana Ventura, Rosana Rios, Alexandre Camilo e, é claro, Tata Bloom, já estão confirmados para os quatro dias de evento.


Logo A Tribuna
Newsletter