Eduardo Dussek traz o 'Envelhecer com Liberdade' para Santos

Músico estreia hoje no Sesc Santos, em show com formato inédito, que visa debater questões como violência e autoestima dos idosos

Por: Bruna Faro & Da Redação &  -  14/06/19  -  14:32
  Foto: Carol Beiriz / Divulgação

Envelhecer com liberdade é uma das questões debatidas por Eduardo Dussek em seu espetáculo homônimo, que ele apresenta nesta sexta (14), a partir das 21 horas, no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida). Dussek começou a apresentar o tema na terça-feira, no Sesc Pompeia, na Capital, e hoje será seu segundo show com esse tema.


O músico está feliz de retornar a Santos, Aqui foi onde ele fez seu primeiro show com cachê. “A cidade tem um tradicionalismo e uma modernidade bem combinadas”, declara ele. “É um espetáculo dedicado às pessoas da Melhor Idade. São vários conselhos que vou colocando no subtexto de show, com discussões de igual para igual”.


'Envelhecer com Liberdade' é um projeto do artista, em parceria com a instituição, criado para a Campanha da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A ação começou na última sexta-feira (7) e vai até sábado (15), data que marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.


“Cabe sabedoria na sociedade sobre a Terceira Idade”, declara ele. Foi pensando nessa questão que o músico montou seu show. Considerado um artista multifacetado, o cantor, compositor e escritor com forte lado teatral, junta vários de seus dotes para apresentar um espetáculo cheio de “ousadia com bom humor”.


Em duas horas, Dussek conversa com a plateia por meio de suas canções. Fala sobre questões da vida, da terceira idade e dá conselhos de autoestima para essa faixa etária. “O idoso se sente muito acuado, sozinho. Esse sentimento que procuro sempre falar nas palestras que faço. Tento, de uma maneira geral, trabalhar a autoestima para elas combaterem o medo de lidar com a sociedade”.


Mas Dussek deixa claro que a apresentação não é só para os idosos. “Na terça, tivemos um público metade de jovens até 50 anos e a outra metade de idosos. Quem gosta do meu trabalho verá um show muito rico”.


Liberdade


Mas, afinal, o que é envelhecer com liberdade? Para Dussek, se sentir livre tem total relação com o amor próprio. “Eu acho que se gostando, sem reclamar da vida, você tem muito mais respeito e consegue afastar a violência”.


De acordo com ele, a agressão contra os idosos é muito mais psicológica do que física. O show 'Envelhecer com Liberdade', criado para conscientizar a população sobre a agressão aos idosos, é uma boa reflexão a respeito da violência e aceitação.


Aos 61 anos, Dussek comenta que os idosos se sentem discriminados por sua idade, o que gera uma grande insegurança, impedindo de alcançar a tão sonhada autoestima. “A pessoa se sente abandonada, sozinha e esses sentimentos todos é que têm de ser combatidos, para você poder abrir um caminho de liberdade”.


Os ingressos para ouvir as canções e conselhos de Dussek ainda estão à venda no site ou na bilheteria. Os preços variam de R$ 6,00 a R$20,00.


Logo A Tribuna
Newsletter