Documentário e terror são temas de lives

A partir das 19 horas desta quinta (23), Azenha entrevista o professor doutor Jamer Guterres de Mello. No sábado, Rodrigo Rema comentará os 40 anos de "O Iluminado"

Por: Da Redação  -  23/07/20  -  14:25
Jamer de Mello fala sobre as transformações do documentário
Jamer de Mello fala sobre as transformações do documentário   Foto: Divulgação

Quem aprecia o gênero de documentário no cinema tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o tema numa live que acontece nesta quinta-feira (23) na página Histórias do Cinema, do crítico de cinema santista André Azenha.


A partir das 19 horas, Azenha entrevista o professor doutor Jamer Guterres de Mello sobre as transformações do documentário no cinema contemporâneo. Jamer é docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), onde desenvolve pesquisa sobre as dimensões micropolíticas no documentário contemporâneo.


Clássico


Outra opção na página para os cinéfilos é a comemoração dos 40 anos do filme O Iluminado, de Stanley Kubrick. No sábado (25), também às 19 horas, Rodrigo Rema comentará os 40 anos do clássico.


“Entendo como um filme de terror psicológico que aborda os assuntos: alcoolismo, violência doméstica (com a esposa, com o filho), frustração profissional, presenças sobrenaturais, poderes extra-sensoriais, desequilíbrio emocional que aumenta, chegando à loucura com o isolamento social total e nesse ponto é muito atual, por conta da pandemia que estamos vivenciando. Quantas pessoas não estão sendo atingidas, ficando doentes emocionalmente?”, ressalta Rema. 


Os momentos de tensão estão presentes em quase todo o filme. “O Iluminado desafia os sentidos, nos faz mergulhar no mundo da loucura, sobre até onde a mente desequilibrada pode chegar”, complementa o crítico.


Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.


A página Histórias do Cinema tem realizado, desde o dia 2 de maio, lives semanais para abordar temas relativos ao segmento audiovisual. 


As entrevistas são veiculadas na página do Facebook e, depois, são postadas no canal.


Logo A Tribuna
Newsletter