EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

15 de Agosto de 2020

Documentário 'Dique, Cidade Aberta' estreia nesta terça-feira, no Roxy

Produção tem 1h40 de duração e retrata a viagem de 2018

Desde 2012, o Instituto Arte no Dique realiza intercâmbios culturais na Europa. De lá para cá foram diversas viagens dos alunos ao Velho Continente, sempre levando o som dos tambores. Boa parte dessas excursões contemplaram França e Itália.

Entretanto, a falta de registros audiovisuais fez com que dois cineastas da região, integrantes do Arte no Dique, desenvolvessem a ideia do documentário.

'Dique, Cidade Aberta' é o registro final dessa proposta de Felipe Dantas Seguro e Marcos Vinicius A. Santos. Nesta terça-feira (26), o filme terá uma sessão gratuita, a partir das 21h, no Cine Roxy 4 - Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga). A retirada prévia de ingressos pode ser feita no instituto e, no dia do evento, na bilheteria do cinema.

“Partimos para o início do processo, com o pensamento do Zé Virgílio (presidente do Arte no Dique) com o intercâmbio. Depois, vamos até o registro final, que foi a apresentação com o Conservatório da Itália, do maestro Julio Costanzo. Esse processo de imagem parte do aeroporto até a chegada na Itália. Tem depoimentos das famílias italianas, pessoas ligadas ao intercâmbio, além da reação das crianças nos conservatórios e a participação do Gabriel Prado, nosso ex-aluno, que foi um dos cabeças do projeto”, comenta Felipe Seguro.

O outro diretor do filme, Marcos Vinicius A. Santos, ressalta a importância do registro. “Foi a primeira vez dessas crianças na Itália. Desenvolvemos o roteiro juntos e o Felipe captou as imagens por lá”.

Tudo sobre: