Das culturas caiçara e caipira nasceu o álbum 'Terra Mar'

Julinho Bittencourt lança na próxima sexta-feira (2) as 16 músicas de seu novo CD, no Sesc Santos

Por: Bruna Faro & Da Redação &  -  01/08/19  -  13:49
  Foto: Divulgação

Da terra e do mar. Julinho Bittencourt, santista, jornalista e músico, viveu anos transitando entre a cultura caiçara e a caipira. E coloca toda sua vivência em seu novo álbum, 'Terra Mar'. O disco, terceiro de sua carreira, será lançado na próxima sexta (2), no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida). O show está marcado para as 20h, no teatro.


Feito com apoio do Facult (Fundo de Assistência à Cultura), o projeto de 16 faixas explora o que Bittencourt viveu e ainda vive em Santos. “Sou da praia, caiçara. Mas a gente aqui não tem essa noção. Não achamos que vivemos no litoral, mas não somos metropolitanos como pensamos. Somos também um pouco caipira”. E ele mostra essa mistura em seu novo trabalho.


Além da relação com o mar, o músico experimenta em seu disco grande parte do que aprendeu em Brasília, quando viveu por lá. “Sempre gostei muito da música da terra, do Brasil caipira. Em Santos você não encontra muito esse tipo de música”, declara ele, que aprendeu a tocar viola na capital do País.


Aliás, em seu show, ele transita entre o violão e a viola caipira. “Brinco que sou tocador de viola, não violeiro. Requer um estudo muito grande para se tornar violeiro”. Dividindo o palco com Julinho estará o produtor do álbum, Fernando Rebello, no violão de seis e 12 cordas e na guitarra. Junto com eles, Luiz Cláudio de Santos ficará no violão e contrabaixo, e Michel Pereira na percussão.


O show, feito para agradar caipiras e caiçaras, contará com uma surpresa emocionante: a canção 'Vento Noroeste'. A faixa foi produzida com uma gravação caseira, feita pelo músico Zéllus Machado, que faleceu em 6 de setembro de 2012. “Ele morreu logo depois que fizemos a música. A gravação foi recuperada pelo Fernando Rebello e depois gravamos com a voz dele no álbum”, revela Bittencourt. “No disco, canto com ele e, no show, vou cantar com o Zé também”, declara ele, que se emocionou ao gravar a canção pela primeira vez.


Para o compositor, todas as faixas do novo álbum são especiais. “É um disco formado por amizades e conexões com diferentes culturas”. O álbum contém parcerias como Jair Freitas, Rogério Baraquet, Rodrigo Savazoni e Paulo Roxo Barja e Vinícius Carvalho. Este aparece em nove das 16 faixas.


Além das canções de Terra Mar, Julinho Bittencourt tocará também canções de seus outros discos, entre elas 'Rede Social', 'Velho Gaúcho' e 'Passagem do Tempo'.


Os ingressos variam de R$ 6 a R$ 20 e estão à venda no site e na bilheteria do Sesc Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter