EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

5 de Dezembro de 2019

Dança toma conta dos palcos santistas a partir desta terça

Até domingo (23), quase 2 mil bailarinos de 72 escolas participam da sexta edição do Fidifest

Desta terça (18) até domingo (23), Santos se transforma na capital da dança, com a realização da sexta edição do Festival Internacional de Dança de Santos (Fidifest). No total, 72 escolas de dança irão participar do evento, levando exatos 1.978 bailarinos de várias localidades do país e do mundo ao palco do Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Matias).

'Intuição', da companhia homônima, será o espetáculo de abertura desta terça, às 20 horas, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico),

“Nossa ideia central é proporcionar um intercâmbio entre os bailarinos, que participam ativamente da arte da dança. É desta forma que conseguimos fomentar este gênero artístico”, explica André Santos, um dos diretores do evento.

De acordo com ele, o festival é aberto a todos os públicos – desde aqueles que não têm nenhuma relação com a dança até bailarinos profissionais.

“A dança tem se tornado cada vez mais popular. Com isso, podemos dizer que o Fidifest tem grande relevância regional, por influenciar na economia local, e nacional, por garantir bolsas de estudo em escolas de Madri, na Espanha, e da Carolina do Norte, nos EUA”, garante André, que divide a direção com Juliana Luiz.

A cada edição, o Fidifest mostra que os organizadores estão no caminho certo. “Em 2018, contamos com a participação de 1.605 pessoas. Para 2019, tínhamos estabelecido a meta de 1.800, número que conseguimos ultrapassar”, comemora Juliana.

E a ideia de ampliar o número de pessoas durante o festival não fica restrita ao palco. A organização espera que 4 mil pessoas compareçam no teatro, para assistir às apresentações competitivas. “A nossa expectativa é das maiores. Esperamos repetir o sucesso dos anos anteriores e lotar o Municipal”, acredita a diretora.

Inspirado no festival nova-iorquino Fall For Dance, o Fidifest é realizado pela Associação de Dança do Litoral Paulista (Adalpa), com apoio da Secretaria de Cultura de Santos.

Abertura

O espetáculo Intuição, que será encenado na noite desta terça (18) e leva o mesmo nome da companhia, foi criado por meio do Programa Municipal Fomento a Dança, de São Paulo, entre 2017 e 2018.

“Estamos bem animados por ter a oportunidade de compartilhar essa pesquisa de quase um ano com o público da Baixada Santista. Queremos ver a reação de cada um”, comentou Vinícius Anselmo, diretor e coreógrafo da Intuição Companhia de Ballet.

A pesquisa teórica citada por ele tem como pauta temas psicológicos, proporcionando algumas reflexões sobre as inquietudes humanas.

O espetáculo tem 50 minutos de duração, tempo em que se apresentam 12 bailarinos e um pianista.

Para assisti-lo, basta retirar os ingressos, que serão distribuídos na bilheteria do Teatro Guarany, uma hora antes da apresentação.

A programação completa desta sexta edição está disponível no site oficial do evento.

Tudo sobre: