Companhia O Grito adapta dois espetáculos teatrais para o WhatsApp

Durante a pandemia, nas lives, os espetáculos ficaram a uma tela de distância

Por: Beatriz Araujo  -  09/04/21  -  16:30
Além das lives: o grupo ampliou o conceito de teatro na pandemia
Além das lives: o grupo ampliou o conceito de teatro na pandemia   Foto: Wellington Ferreira/Divulgação

O teatro, em sua essência, clama pela proximidade com público. Durante a pandemia, nas lives, os espetáculos ficaram a uma tela de distância. Mas, para a companhia paulistana O Grito, essa forma ainda representava uma grande barreira à arte e ficou saturada ao longo dos meses. Então, o grupo foi além. Buscando novas alternativas, eles reestruturaram a linguagem de duas peças infantis para um formato renovado. Agora, via WhatsApp.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


E assim se criou o projeto Experiências Cênicas para a Família, que integra a programação virtual do Sesc Santos deste mês com as peças Diana Luana e As Aventuras de Zito e o Gigante Adamastor.


Funciona assim: é um ator para cada número de WhatsApp inscrito na experiência. No horário combinado, este ator, já caracterizado como personagem, começará a interagir por chamadas de vídeo, áudios, gifs animados e textos curtos. Além disso, também são enviados vídeos pré-produzidos para complementar a narrativa.


De acordo com o diretor Roberto Morettho, tudo isso será feito com muita interação. Inclusive, sendo solicitado de forma lúdica, no final do espetáculo, para que as crianças façam um desenho sobre o que compreenderam das histórias.


Apesar de acreditar não ser ideal que crianças fiquem muito tempo conectadas a celulares, Morettho diz que os pequenos conseguem dar outro uso para a tecnologia. “Elas transferem o universo de fantasia e de brincadeira para o meio digital. E o espetáculo também proporciona isso. Não é só um vídeo sendo transmitido, é todo um jogo de interação”.

Como participar


Para experimentar a nova forma de teatro, é preciso se inscrever com antecedência no site. As apresentações serão nos dois últimos sábados e domingos do mês: 17, 18, 24 e 25. Após escolher o espetáculo, a data e finalizar a inscrição, a produção da Cia O Grito entrará em contato pelo WhatsApp cadastrado para agendar o horário. A apresentação demora de 20 a 30 minutos.


Por conta das limitações da linguagem utilizada, as vagas são limitadas. Aos sábados, cada peça conta com 24 vagas. Aos domingo, com 21.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter