EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

21 de Agosto de 2019

Café inspira a Semana Nacional de Museus

Evento tem início nesta segunda-feira (13), também em Santos

A 17ª edição da Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), começa nesta segunda-feira (13) e a Baixada Santista também tem o seu representante. O Museu do Café terá, até sábado (18), uma programação especial relacionada ao grão.

“A Área Técnica do museu, em conjunto com a Comunicação Institucional, estudou sobre a temática e definiu que o foco ideal estaria na cidade de Santos. Desta forma, procuramos articular o tema”, explicou Daniella Oliveira, gestora do Setor Educativo do Museu do Café.

De acordo com ela, as atividades buscam promover a interação entre os participantes por meio da mediação, onde o conhecimento público é levado em conta. “Assim, além de captar um pouco daquilo que já é reconhecido pelos visitantes, o educador é capaz de apresentar novas questões”.

Atividades

Desta segunda até sábado, os visitantes poderão contar quais são suas expectativas em relação ao futuro das tradições e o que o café lhes traz de recordação. A atividade estará disponível na Cafeteria da Bolsa Oficial de Café, onde se encontra o painel colaborativo 'A Tradição do Café'.

Na quarta (15), às 15h30, ocorre a ação que explicará um pouco mais sobre as carreiras exercidas em instituições museológicas.

“Com essa atividade, conseguimos passar para a população a importância do museu e das profissões a ele relacionadas. Os museus não são apenas espaços de exposição. Eles também servem para preservar e pesquisar a história”, conclui Daniella. Para participar da atividade é necessário se inscrever no site oficial do Museu do Café.

Já no sábado (18), às 15h, será realizada a 'Peneira do Saber', que conversará com o público de forma mais dinâmica: por meio do instrumento utilizado na catação de café, o educador levará ao público algumas curiosidades e informações sobre a história de Santos.

“Consideramos que o Museu do Café é de interesse não só regional mas também nacional. Assim, a participação no evento é vista como uma oportunidade de ampliar a visibilidade do café em âmbito cultural”, acredita Daniella.

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Funciona de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas, e aos domingos, das 10 às 17 horas.
Aos sábados, a visitação é gratuita, enquanto nos outros dias é cobrado o valor de R$ 10,00 (funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e pessoas com mais de 65 anos têm direito a meia entrada).