Banda cover dos Beatles está de volta ao Coliseu

Banda Beatles 4Ever se apresenta neste sábado em Santos

Inspiração para inúmeras bandas desde os anos 1960, a britânica The Beatles, formada pelo famoso quarteto John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, também serviu como base para o grupo paulista Beatles 4Ever, considerado o mais antigo cover do tipo no Brasil.

Neste sábado (01), a partir das 21 horas, a banda se apresenta no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico, Santos).

Composta por Nando Braga, Rafa Machado, Thomas Arques e Ricardo Felício, a Beatles 4Ever já esteve na Cidade em diversas oportunidades.

“Todos os anos, temos nosso compromisso no Teatro Coliseu. Recentemente, fomos até o Arcos do Valongo (também no Centro Histórico). O público da região costuma comparecer aos nossos shows, onde somos sempre muito bem recebidos. Por isso, tentamos inovar entre uma apresentação e outra, levando novidades para amigos e fãs”, revelou Ricardo Felício. Para ele, Santos tem um dos maiores públicos da banda cover.

E por falar em público, o integrante mais antigo da banda garante que Beatles é atemporal, tendo uma base de fãs renovada a cada geração. “Desta forma, notamos a presença de pessoas com idades variadas em nossas apresentações – desde aquelas que viveram a época, até crianças que mal falam ainda, mas já sabem cantarolar as músicas dos Beatles”.

Por isso, Felício convida a todos para o show de sábado. “É sempre uma satisfação muito grande para nós, do Beatles 4Ever, retornar ao Coliseu. Estamos ansiosos para mostrar a vocês nossa temporada 2019. Até lá!”

Repertório

Como o quarteto de Liverpool foi capaz de lançar mais de 200 músicas em um período de dez anos, o cover brasileiro teve o trabalho de selecionar, cuidadosamente, 25 faixas que pudessem ser adaptadas para o espetáculo.

“Começamos pela fase Beatlemania, época em que eles estouraram mundialmente com 'Twist and Shout' e 'All My Loving'. Em seguida, desenvolvemos para a fase em que fizeram suas maiores apresentações, marcadas pelo famoso show no Shea Stadium, em Nova York. Canções como 'Yesterday' são relembradas”, contou Felício, que corresponde a Ringo Starr.

Já a segunda metade do show engloba a fase psicodélica, retratada com o figurino do álbum 'Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band', e o período que antecede a separação da banda, quando foram criadas suas maiores obras, entre elas 'Hey Jude'.

Estreia oficial aconteceu em 80

O grupo foi formado nos anos 1970, quando Celso Anieri, criador do Beatles 4Ever, viajou aos Estados Unidos e descobriu o musical intitulado 'Beatlemania'. Num primeiro momento, ele acreditou que se tratava de uma reunião dos próprios Beatles, uma vez que os quatro membros britânicos ainda estavam em atividade na época.

Após certo tempo, Anieri soube que aquela apresentação seria uma espécie de tributo. Assim, retornou ao Brasil com a inovadora ideia de formar a banda cover. Foram quatro anos de preparação até colocar em prática a sua ideia.

“Naquele tempo não se tinha a mesma facilidade de hoje em dia para conseguir todas as informações necessárias. O mais importante foi adquirir instrumentos idênticos aos dos Beatles, além da confecção de todo o figurino e adereços”, explica Felício.

Somente após longos ensaios é que foram ajustados todos os instrumentos, figurinos, orquestrações e equipe. A estreia oficial da banda cover aconteceu em 1980, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.

Projetos

A Beatles 4Ever já realizou alguns projetos ousados na carreira. Em 2007, a banda cover executou todas as músicas dos Beatles em uma única apresentação, que durou 16 horas. Em 2011, voltaram a repetir o feito, na Virada Cultural de São Paulo. Na segunda vez, o show ocupou 24 horas do evento.

“Atualmente, não cogitamos repetir por conta de nossa agenda apertada, praticamente sem espaços até o final do ano. Mas também não podemos descartar a ideia”, acredita Ricardo Felício.

Tudo sobre: