Baixada Sambista já tem data de exibição

Lançamento de DVD com músicos da região será dia 8, no Roxy

Por: Guilherme Gaspar & Colaborador &  -  27/09/19  -  11:52
  Foto: Divulgação

O Baixada Sambista, projeto audiovisual que busca dar maior visibilidade aos músicos, compositores e intérpretes de samba da Baixada Santista, chega à sua segunda edição no próximo dia 8 de outubro,quando o Volume 2 do DVD será apresentado em uma noite especial no Cine Roxy, em Santos.


Dessa vez, o projeto idealizado por Alexandre Cortez contou com a participação de 69 artistas. Assim como em 2018, alguns critérios tiveram de ser seguidos pelos inscritos.“Havia a necessidade de que ao menos um compositor ou intérprete fosse da região. Mesmo assim, pudemos contar coma presença de artistas paulistanos, o que para nós foi uma grande honra”.


Apesar de seguir a fórmula de sucesso do primeiro volume, a segunda edição apresentou algumas mudanças significativas, como a abertura dos ensaios ao público em geral. “Durante os meses de junho e julho, todos puderam conhecer e aprender os 13 sambas nos encontros realizados no Cathedral Lounge & Beer. Isto possibilitou uma interação ainda maior no dia da gravação”.


Nei Melodia, Walmir Tibiriçá, Sandro Simões e Ederson Santhos estão entre os 40 compositores que participaram da gravação do DVD, em agosto. Entre os intérpretes, nomes como Fernando Negrão, Sol Carvalho, Paulinho Oliveira e Renato Safu marcaram presença.


Pré-estreia


No dia 8, a partir das 20 horas, o Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga, Santos) terá como atração uma roda de samba formada por todos os músicos envolvidos no Volume 2 do Baixada Sambista.


Na sequência, às 21h15, será apresentada a sessão especial do projeto, composto pelas imagens gravadas em agosto.


A entrada para a exibição do DVD será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, entregues na bilheteria do cinema a partir das 20h. Tudo o que for arrecadado será destinado ao Lar de Amparo Vovó Walquíria.


“Tenho certeza que o evento agradará aos fãs de samba, que é um dos gêneros musicais mais populares do nosso País. Mas é claro que todos serão bem-vindos nessa noite especial”, convida Alexandre.


Edições futuras


Os resultados das duas primeiras edições do Baixada Sambista corresponderam às expectativas da organização, que reconhece a grandeza cultural e musical da região.


“Temos material para fazer dez, 15, até 20 volumes. O maior desafio é tornar esse projeto autossustentável, capaz de tornar realidade o sonho de tanta gente da nossa região”, aponta o organizador.


Alexandre garante que a união entre experiência adquirida e a coletividade dos artistas pode influenciar positivamente no projeto. “O samba da Baixada tem sido muito bem representado dentro do B.S., por conta dessa participação efetiva de todos os envolvidos. Ele virou a grande festa do samba, todos os anos, para a Baixada!”


Logo A Tribuna
Newsletter