EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

19 de Outubro de 2019

Aventuras de Tico Tiquinho em novo livro de Regina Alonso

Lançamento ocorre neste sábado (12), no Espaço Rolidei

O que uma criança de 4 anos poderia fazer em um livro infantil, além de garatujas? Pois são justamente elas que ilustram o novo livro da escritoras antista Regina Alonso, o 'Tico, Tiquinho, O passarinho sapeca', cujo lançamento será neste sábado (12), não por acaso, Dia das Crianças.

Mais do que simples registros coloridos, as garatujas de Catarina Alonso evidenciam seu amor pela natureza e pelos bichos como o passarinho Tico Tiquinho, cuja história em busca da liberdade e por voos mais altos lhe foi contada pelos pais, por um bom tempo.

História esta de autoria de sua tia-avó, a Regina, que anda bem preocupada com o livre acesso das crianças a celulares, em detrimento, muitas vezes, de um convívio maior e de qualidade com seus pais.

“Para mim, é muito doloroso ver as crianças, desde cedo, com celular na mão. Como será a comunicação delas (no futuro), seu desenvolvimento, já que só precisa apertar botão, dar corda, tudo muito mecânico?”, indaga a autora. “Há um caminho até a alfabetização. A criança de hoje fica muito fechada. Ela precisa de um tempo para experimentar as coisas”.

Com todos esses questionamentos e preocupações em mente, Regina criou o Tico Tiquinho, que não se contentava em viver no quintal, apesar de ficar solto. “Essa fase dos 4 anos (da criança) é de descobertas, não se pensa em perigo. É igual ao Tiquinho, que não quer ficar só no quintal. Ele quer tocar o céu, fazer novas descobertas”.

E como sua sobrinha-neta, a Catarina, tem muita intimidade com a natureza, abraça árvores, adora passarinhos e contação de histórias – tudo com incentivo dos pais – não foi nada difícil unir o útil ao agradável. “Tive a ideia de ilustrar o livro com as garatujas de Catarina, feitas após a leitura da história de Tico Tiquinho, e o resultado foi maravilhoso. Tudo no tempo dela, sem cobranças e nada de ‘está feio, está bonito’”.

Para incentivar ainda mais a interação dos leitores, o livro vem com giz de cera – para as crianças pintarem a sua história, na própria edição – além de dedoches, para que pais e filhos se envolvam na trama.

Serviço: lançamento sábado (12), às 16h30, no Espaço Rolidei (Terceiro piso do Teatro Municipal Braz Cubas, na Av. Pinheiro Machado, 48). O livro custa R$ 40,00 e haverá atividades para as crianças e os adultos.

Tudo sobre: