Aniversário de 98 anos da Bolsa Oficial do Café terá eventos virtuais e presenciais

Lançamento do podcast 'Café Sem Filtro' é uma das atrações

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/09/20  -  19:23
Atualizado em 03/09/20 - 19:52
Museus estaduais terão corte de verba nos próximos meses
Museus estaduais terão corte de verba nos próximos meses   Foto: ( Alexsander Ferraz/AT)

Com a retomada das atividades, o Museu do Café oferecerá uma agenda mista de atividades, focando em gratuidade para a visita e programações diversas voltadas ao público virtual. Entre as ações estão o lançamento do podcast 'Café Sem Filtro' e o live tour pelo edifício do Museu do Café no aniversário de 98 anos da construção.


Confira a programação:


Podcast “Café Sem Filtro” (4/9)


As programações online continuam sendo prioridade para o Museu, mesmo após a reabertura do prédio no dia 20 de agosto. Sendo assim, a instituição irá inaugurar, em 4 de setembro, o podcast “Café Sem Filtro”, atração virtual que contará com a participação de pesquisadores, historiadores e outros especialistas do setor. Mensalmente, esses convidados especiais irão conversar com a equipe do Museu do Café sobre os mais variados temas, como a arquitetura das antigas fazendas de café – assunto do primeiro episódio, em colaboração com o autor André Argollo.


98 anos do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café (7/9 das 11h às 17h)


Setembro é um mês muito significativo na história da antiga Bolsa Oficial, afinal, no dia 7, o edifício construído especialmente para as negociações do grão e que, hoje, abriga o Museu, completará 98 anos. Inaugurada em 1922, a imponente e luxuosa construção é parte importante da trajetória da cidade, por isso, a data contará com programação gratuita.


Às 10h, o público em casa poderá acompanhar o tour realizado nas áreas expositivas, ministrado no Instagram por um educador, que abordará vários aspectos interessantes do local. Já as 17h, a transmissão será entre a equipe do MC e o especialista em conservação, Antonio Sarasá. Na ocasião, a restauração de patrimônios culturais pautará a conversa, realizada na mesma mídia social. Além da agenda digital, os visitantes contarão com um expediente diferenciado, para garantir o melhor proveito do feriado prolongado: a instituição estará fechada nos dias 3 e 4, funcionando entre 5 e 8 de setembro, das 11h às 17h (em 07/09, a entrada é gratuita).


Live “Acervos: Formação e Relações” (10/9, às 17h)


As coordenadoras técnicas do Museu do Café e do Museu da Imigração, Marcela Rezek e Mariana Martins, conversarão sobre os processos de formação das coleções dos equipamentos, apresentando, durante a atração, algumas de suas características, usos e, até a relação entre os dois acervos. Os interessados em assistir a transmissão devem ficar de olho nos perfis do Instagram do Museue do MI no dia 10, às 17h, para não perder a programação conjunta.


Lives “Dica do Barista” (11/09 e 25/09, às 11h)


Parte tradicional das atividades virtuais do Museu desde maio, as lives com o barista levam conhecimento e novidades aos coffee lovers em casa. Ao longo de uma hora de bate-papo, os espectadores passam a entender melhor o funcionamento de diferentes métodos de preparo, descobrem informações envolvendo os variados tipos de grãos, torras e moagens, e acompanham demonstrações ensinando como extrair a bebida. Sempre no Instagram, as ações ocorrerão nos dias 11 e 18, às 11h.


Logo A Tribuna
Newsletter