Exposição 'De 22 a 22' traz 36 obras inéditas à Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos

Mostra propõe discutir como a Semana de Arte Moderna repercutiu na produção artística

Por: Fernanda Lopes  -  28/06/22  -  08:28
  Foto: Alexsander Ferraz/AT

Trinta e seis artistas plásticos de várias localidades do País aceitaram o desafio e produziram obras inéditas para a exposição De 22 a 22 – 100 anos da Semana de Arte Moderna Brasileira, que será aberta nesta quarta-feira (29) na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“A Semana de Arte Moderna foi inspiradora e propulsora para as artes. Na exposição De 22 a 22, temos artistas dispostos a sair do lugar comum, que revisitaram seus conceitos, ampliando suas poéticas, mesclando suas linguagens e se desafiando. Acima de tudo, acho que era essa a proposta de 100 anos atrás, sair do seu lugar de conforto, sacudir suas prerrogativas, ter efeito transformador”, diz a organizadora da mostra, Edna Carla Stradioto, artista plástica, criadora do Artrilha e que também expõe uma aquarela de sua autoria.


“Há algumas ousadias, quase laboratoriais e também trabalhos de artistas maduros”, explicou Edna, ressaltando que a curadoria procurou selecionar artistas de todas as idades, assim como abordagens e técnicas diferentes e inovadoras, que são um extrato do que há de melhor na produção artística contemporânea.


“O artista visual é um inquieto por natureza, ele precisa de desafios, dessas provocações. Precisa de motivos para sair da sua zona de conforto. Um tema desses é sempre uma responsabilidade para o artista consciente da proposta, porque ele quer ir além do que jamais foi.”


Entre os 36 artistas, cinco são de Santos: Ama Luma, Bernardete Sarmento, Érica Groop, Izabel Alcolea e Roberval Silva. “O público verá o melhor da arte de cada um que está ali. Uma exposição sem releituras, sem os clichês batidos. Houve um comprometimento total em desenvolver uma arte exclusiva e inédita, mas poderosa”, afirma a curadora.


Na abertura, também será lançada a 5ª edição da Revista Artrilha, especializada em artes e cultura. Ainda como parte do evento, o curador de arte Oscar D’Ambrosio fará a palestra Como a Semana de Arte Moderna de 22 Influenciou a Arte Contemporânea Brasileira, também na Pinacoteca, aberta a todos os interessados, às 17 horas do próximo sábado.


Carioca Ticiana Parada faz refletir com indígenas na selva de pedra; Thiago Burioli reproduz com perfeição elementos da natureza
Carioca Ticiana Parada faz refletir com indígenas na selva de pedra; Thiago Burioli reproduz com perfeição elementos da natureza   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Artistas
Além dos santistas, os artistas participantes são: Antonio Cavalcante, Ana Paula Jardine, Ara Celis Vilela, Célio Seixas, Ceres Carnio, Diane Dumas, Dinorah Rosencrantz, Edna Carla Stradioto, Eliara Bevilacqua, Evelyn Gonoretzky, Fernando Penido, Gêiza Barreto, Gloria Conforto, Helen Wolf, Ieta Vanessa, Iracema Dall’Gnol, Ju Barros, Leila Costa Quaglio, Lucia Penido Portela, Maria Amélia Fonseca, Mony Bress, Patylene, Rico Pace, Simone Ceia, Suely Bogo, Tassia Reis, Tati Garcia, Teresinha Mazzei, Thiago Burioli, Ticiana Parada e Yara Delafiori.


Serviço: De 22 a 22 – 100 anos da Semana de Arte Moderna Brasileira, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Santos). De amanhã a 7 de agosto, das 9h30 às 18 horas, de terça-feira a domingo. Entrada franca.


Logo A Tribuna
Newsletter