Uma festa mundial para os 80 anos do Homem-Morcego

Detective Comics número 1000 será lançada nesta quarta-feira em comemoração ao aniversário d Batman

Por: Leopoldo Figueiredo  -  27/03/19  -  09:36
  Foto: Divulgação/DC

Ele é um dos maiores personagens da cultura pop, presente nas mais variadas mídias (HQ, cinema, TV, animações, games e até é tema de atrações em parques temáticos), o super-herói mais popular do mercado e, como resultado, uma marca multibilionária. E no próximo sábado, dia 30, o Batman fará 80 anos. Para comemorar a data, sua editora, a DC Comics, prepara uma série de eventos em escala global, com programação inclusive no Brasil. E mesmo em Santos, há planos para festejar a data.


Criado no final dos anos 30, nos Estados Unidos, pela dupla Bob Kane e Bill Finger, a partir de um pedido de seus editores na National Comics (que se tornaria a futura DC Comics) para ter novos super-heróis como o Superman (que surgiu no ano anterior), Batman (na época, Bat-Man) fez sua estreia na história “O Caso do Sindicato Químico” (“The Case of the Chemical Syndicate”, também traduzido como “O Caso da Sociedade Química”). Era a atração principal da edição nº 27 da revista Detective Comics, lançada em 30 de março de 1939 (confira a capa ao lado). E introduziu personagens como o milionário (hoje bilionário) Bruce Wayne e o comissário Gordon, além da Mansão Wayne e do cinto de utilidades. 


Foi o início de uma jornada de sucesso, marcada pela popularização do herói que tem como principais “poderes” a inteligência (é “o maior detetive do mundo”), a determinação e técnicas de combate adquiridas com muito treinamento. Nesses anos, também enfrentou crises: foi acusado de ser má influência para a juventude e até teve sua opção sexual questionada. Mas seus editores, roteiristas e artistas souberam reinventá-lo sempre que necessário, fazendo com que o Homem-Morcego chegasse ao início do século 21 como o super-herói mais reconhecido do mundo (desculpe, Superman).


E no que depender da DC Comics e de empresas parceiras, esse reconhecimento só tende a aumentar, graças à programação preparada para festejar os 80 anos do sr. Wayne. No mês passado, a DC lançou a campanha #LongLiveTheBat (#VidaLongaAoMorcego) e um selo elaborado pelo ilustrador espanhol José Luis García-López. No dia 12, nos Estados Unidos, foi lançado a publicação Detective Comics: 80 years of Batman - The Deluxe Edition, com ensaios e a reprodução de histórias marcantes nesta jornada de oito décadas. 


E a festa continua nesta semana, com o lançamento, nesta quarta-feira (26), do número 1000 da revista Detective Comics - que é a mais antiga publicação de super-heróis em circulação no mundo. Será uma edição especial, com 96 páginas, uma coleção de histórias feitas pelos mais renomados profissionais do mercado e, entre elas, o primeiro capítulo do arco Medieval, do escritor Peter J. Tomasi e do artista Doug Mahnke, introduzindo o Arkham Knight (Cavaleiro de Arkham) na cronologia oficial da DC - o personagem surgiu nos games do Batman, mas Tomasi promete uma nova identidade para o vilão.
No Brasil, no próximo sábado (30), data dos 80 anos, o canal de TV a cabo Warner Channel fará uma maratona de filmes estrelados pelo Homem-Morcego. Também a partir deste dia, a Panini Comics (que publica as histórias do personagem no Brasil) prometer dar início à celebração do aniversário do detetive.


Em Santos, a Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (no Posto de Salvamento 5, na orla do Boqueirão) promete atrações para comemorar a data - que devem ser anunciadas nos próximos dias.
Em São Paulo, em setembro, a Lego fará a estreia mundial de uma edição especial da exposição The Art of the Brick: DC Super-heroes em homenagem ao Cavaleiro das Trevas. E nesse mesmo mês, no dia 21, várias cidades em todo mundo (a relação ainda não foi divulgada) vão comemorar o Dia do Batman (Batman Day) acionando o batsinal em prédios e no céu.


E isto é só o começo. Nas próximas semanas, mais novidades devem ser anunciadas (e vocês podem conferi-la, aqui). Enquanto isso, #LongaVidaAoMorcego.


As 12 grandes histórias do Batman


01 - Detective Comics n. 27 (1939) - a estreia do Morcego.
02 - Detective Comics n. 38 (1940) - a primeira aparição de Robin, o garoto-prodígio.
03 - Batman n. 1 (1940) - o heroi ganha seu título próprio. Esse primeiro número traz as estreias do Coringa e da Mulher-Gato.
04 - The Dark Knight Returns (1986) - a minissérie que introduziu a era dos quadrinhos adultos no gênero super-heróis.
05 - Batman: Year One (1987) - a origem do Homem-Morcego, contada por Frank Miller e David Mazzucchelli. 
06 - Batman: The Killing Joke (1988) - a história definitiva do Coringa.
07 - Batman: Arkham Asylum (1989) - uma das melhores histórias de Batman, apresentando o heroi e seus vilões em um drama psicológico.
08 - Batman n. 497 (1993) - O vilão Bane “quebra” o Homem-Morcego, no clímax do arco A Queda do Morcego.
09 - Batman: The Long Halloween (1996) - a aventura noir escrita por Jeph Loeb, mostrando a evolução do mundo do crime de Gotham City no início da carreira do detetive.
10 - JLA n. 1 (1997) - a história da Liga da Justiça que mostra por que, em um mundo com extraterrestres, amazonas e policiais espaciais, o Homem-Morcego é um dos maiores heróis.
11 - Batman n. 655 (2006) - o filho de Bruce Wayne, Ibn al Xu’ffasch, é introduzido na cronologia oficial da DC como Damian Wayne.
12 - Batman n. 50 (2018) - o casamento (?) de Batman com a Mulher-Gato.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter