Um francês divertido

"Mudança na Firma", comédia disponível no Telecine Play, garante boas risadas

Por: Lucas Krempel  -  27/08/20  -  14:48
Dono de uma agência de comunicação em Paris tenta falcatrua em filme
Dono de uma agência de comunicação em Paris tenta falcatrua em filme   Foto: Reprodução

Imagine se você, dono de uma empresa, decide aproveitar a isenção de impostos da prefeitura para montar sua empresa. No entanto, para ter acesso aos benefícios, é necessário ter o escritório na periferia, não em um bairro nobre. Além disso, um terço dos funcionários precisa ser da comunidade. Você teria coragem de burlar isso com a possibilidade de receber essa isenção?


No filme francês Mudança na Firma, disponível no Telecine Play, Fred Bartel (Gilles Lellouche), dono de uma agência de comunicação em Paris, tentou essa falcatrua. Só que a conta não tardou a chegar: uma dívida de quase 2 milhões de euros.


Bartel, então, resolve fazer um acordo com os auditores fiscais: promete mostrar que suas atividades estão concentradas em La Courneuve, em Seine-Saint-Denis, periferia de Paris. Para isso, ele terá apenas seis dias para organizar tudo.


Convencer os 12 funcionários que La Courneuve não é o fim do mundo é o primeiro passo. Todos estão realmente assustados. Sabem na ponta da língua todos os índices de criminalidade e desemprego da região.


Samy (Malik Bentalha), um jovem da periferia, é o anfitrião da Happy Few em La Courneuve. Mais do que garantir uma chegada tranquila aos funcionários, ele é o responsável por ensinar modos de andar, falar, interagir com os moradores, além de garantir os melhores preços para serviços em geral.


Aqui entram alguns esterióti-pos um pouco preconceituosos por parte dos realizadores, que levam o filme para uma veia bem humor pastelão.


Bartel se enrola cada vez mais com os moradores do bairro. Pega empréstimo com os traficantes, paga pedágio para uma gangue mirim e aceita outro bandido como funcionário da empresa. Tudo para garantir que a relação entre eles continue ótima.


Em uma das cenas mais engraçadas, um dos meninos da gangue mirim rouba o pneu de um cliente que acabou de fechar um contrato milionário com a agência. Bartel justifica que as crianças do bairro gostam dessa brincadeira, mas ele vai resolver rapidamente. Mais 20 euros e o pneu volta para a mão dele, mas o próprio é que terá que colocar no lugar.


Mudança na Firma diverte com um roteiro descontraído, criativo e com um andamento muito bom. É uma boa opção para quem quer fugir das produções hollywoodianas ou nacionais.


Mudança na Firma. Comédia, França. 90 minutos. Direção de Mohamed Hamidi. Roteiro de Khaled Amara, Mohamed Hamidi e Michaël Souhaité. Com Gilles Lellouche, Malik Bentalha, Sabrina Ouazani, Camille Lou, Hugo Becker, Anne-Élisabeth Blateau.


Logo A Tribuna
Newsletter