Um dos ícones santistas, o Padre Voador ganha livro infantil

Feitos de Pelé também estão na obra, ilustrada por Luciana Vannucchi

Por: Beatriz Araujo  -  26/01/21  -  11:01
Laurete Godoy tem 81 anos e concluiu o livro infantil na pandemia
Laurete Godoy tem 81 anos e concluiu o livro infantil na pandemia   Foto: Divulgação

Com sensibilidade e entusiasmo, um livro infantil entrelaça a história do padre Bartolomeu de Gusmão, considerado o primeiro cientista das Américas, com outras figuras de destaque de Santos. O Padre Voador - Bartolomeu de Gusmão é uma produção independente, escrita pela santista Laurete Godoy, de 81 anos, uma apaixonada pelas descobertas da aviação no Brasil.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A história do livro tem como cenário diversos pontos turísticos da cidade, que são visitados pelos personagens Ricardo e Marcos, primos do Pará que vieram para Santos visitar seus avós, Luiz e Rosa. Tudo é ilustrado por Luciana Vannucchi. Já o prefácio do livro é assinado pelo coordenador do Museu do Pelé, Paulo Monteiro.


De acordo com Laurete, além do padre voador, cinco “pioneiros” importantes para a região são retratados na obra. São eles o padre Leonardo Nunes, Frei Galvão, Alberto Santos Dumont, Alexandre de Gusmão e Pelé. “Viva o Brasil e seus inventores! Desejo que as pessoas conheçam a história, que se inspirem nesses exemplos e acreditem em seus sonhos. Temos muito à nossa disposição para apreciarmos”, ressalta a autora.


A obra, de 62 páginas, foi finalizada durante a pandemia e, por enquanto, pode ser adquirida pela Amazon, no formato de eBook.


Paixão pela aviação


“À medida em que eu me aprofundava nos estudos, mais minha paixão pelo assunto aumentava. Afinal, Bartolomeu de Gusmão foi um ilustre santista, com uma história que precisava ser contada”, ressalta Laurete, que diz ter assumido, há cerca de 20 anos, o compromisso de divulgar quem foi esse inventor. “A paixão é assim, ela toma conta da nossa alma. E, sem saber como, a gente vai abrindo caminho”.


Porém, O Padre Voador - Bartolomeu de Gusmão, não é o primeiro que Laurete produziu sobre o assunto. Em 2005, junto a Guca Domenico, ela escreveu O Jovem Santos - Dumont. O livro foi lançado como o primeiro ato oficial das comemorações do centenário do voo 14 Bis, de Dumont.


Na festividade, que ocorreu na cidade do “pai da aviação”, em Cabangu (MG), um exemplar da obra foi colocado em uma cápsula do tempo junto a outros objetos valiosos de Dumont. A cápsula será aberta em 2106 e é motivo de muito orgulho para Laurete.


Já em 2015, ela escreveu Brasileiros Voadores - 300 anos pelos céus do mundo, junto com Jorge Henrique Dumont Dodsworth, sobrinho neto de Santos Dumont, hoje com 94 anos.


Logo A Tribuna
Newsletter