Tom Morello revela que encontrou terapia no rock durante a pandemia

Seu novo disco, sucessor de 'The Atlas Underground', foi gravado inteiramente durante o período de isolamento

Por: Redação  -  24/10/21  -  08:26
 Álbum tem participações de Eddie Vedder e Bruce Springsteen
Álbum tem participações de Eddie Vedder e Bruce Springsteen   Foto: Divulgação

Um dos guitarristas mais técnicos do mundo, Tom Morello aproveitou bem a pandemia. Após conversas com amigos via Zoom e gravações no app Voice Memo, o cofundador do Rage Against the Machine, Audioslave e Prophets of Rage preparou o recém lançado álbum solo The Atlas Underground Fire.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O sucessor de The Atlas Underground (2018) conta com um time de peso entre os convidados: Bruce Springsteen, Eddie Vedder, Chris Stapleton, Mike Posner e Damian Marley, entre outros. “Este foi um álbum feito no pico da pandemia. Do tempo que tinha 17 anos até março de 2020, vinha escrevendo, gravando e fazendo shows constantemente. E então foi uma abstinência para mim”, comentou o guitarrista.


A inspiração para gravar veio de um lugar que ninguém poderia esperar. “Estava lendo uma entrevista do Kanye West, na qual ele disse que estava gravando os vocais para o álbum dele pelo Voice Memo (app do iPhone). Gravei licks de guitarra no iPhone e enviei para os produtores. Esse álbum não foi tanto como ‘eu vou fazer um disco’, mas uma salvação durante esses dias de ansiedade, depressão e medo”.


A gravação, inclusive, teve um efeito terapêutico. “Pensava em como manter a minha avó viva, tentando não deixar as crianças enlouquecidas. Foi uma maneira de fugir entre 30 a 45 minutos por dia”.


Convidados

Em meio ao processo, Morello foi pensando em nomes que poderiam fazer companhia nas faixas. “Pensava com quem eu poderia fazer uma música, quem poderia ser perfeito para esse disco, com quem seria divertido colaborar… Ou quem iria me jogar para cima e fazer o dia parecer menos desesperador. E essa foi a gênese do álbum The Atlas Underground Fire”.


The Atlas Underground Fire já está disponível nas plataformas digitais, com 12 faixas.


Logo A Tribuna
Newsletter