Thiago Arancam amplia alcance no Brasil com novo disco e musical

Em cartaz com o musical "O Fantasma da Ópera", músico também lança seu terceiro CD

Por: Lucas Krempel  -  21/11/18  -  12:14
  Foto: Rogério Soares

O tenor paulistano Thiago Arancam já rodou o mundo inteiro com o seu trabalho. O seu currículo conta com apresentações em locais históricos como Alla Scala e Ópera de Roma (Itália), Ópera Nacional de Washington (EUA), Ópera Estadual de Viena (Áustria), Deutsche Ópera de Berlim (Alemanha) e Bolshoi (Moscou). Ao todo, foram mais de 500 apresentações nos mais diversos cantos.


Mas, agora, o músico investe em duas frentes para aumentar o seu alcance no Brasil: o disco This Is Thiago Arancam e o musical O Fantasma da Ópera, ambos com grande retorno de público.


"Venho há anos tentando unir, no meu trabalho, a influência da música brasileira com o clássico. Tenho formação erudita, mas quero aproximar os meus projetos do movimento musical brasileiro", comenta Arancam, que adicionou ritmos nordestinos em seu novo disco.



Para o tenor, o alcance da música erudita no Brasil está relacionado com uma série de ações. "Uma coisa é ir em comunidades e mostrar óperas para as pessoas, mas também tem os projetos fixos que estimulam ainda mais".


Em seu novo álbum, o terceiro de estúdio, Arancam busca canções folclóricas e sucessos radiofônicos para dar uma nova roupagem. Can’t Help Falling in Love, O Fantasma da Ópera e Bella Ciao – que voltou a ficar na moda por causa da série La Casa de Papel – são alguns dos exemplos.


"Bella Ciao me acompanha há quase 20 anos. Cantei muito em eventos italianos, era muito pedida pelo público. Foi especial ver que ela voltou a ficar em evidência. Busquei fazer uma junção do lírico com o pop. A base superficial se aproxima do arrocha, mas com elementos mais eruditos".


Can’t Help Falling in Love também aparece totalmente renovada no disco. Curiosamente, ela também é uma faixa presente no repertório do paulistano há tempos, mas com um motivo diferente de Bella Ciao.


"As noivas sempre pediram muito para eu cantar essa música. Ela tem um lirismo clássico, um momento mais melódico, ritmado e uma guitarra com desenho melódico também".


O tracklist do álbum é composto ainda por outras canções: A Música da Escuridão, All I Ask of You, Nessun Dorma e Ave Maria.


E, para manter sua agenda em dia, Arancam precisa fazer muito malabarismo. Além da divulgação do novo disco, ele também estrela o musical O Fantasma da Ópera, em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, até o dia 28 de fevereiro. Até o momento, já foram mais de 100 apresentações.


"Retratar uma grande ópera lírica era um sonho. Elas transcendem a barreira da música e avançam para todos os campos culturais. É uma honra trabalhar nesse projeto".


Serviço


Os ingressos custam entreR$ 37,50 e R$ 280,00. As apresentações acontecem de quarta e domingo, em diversos horários. O Teatro Renaultfica na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411.Site.


Logo A Tribuna
Newsletter