Surpreenda a criançada presentando com livros neste Dia das Crianças; veja lista

Estimular o hábito da leitura é benéfico para o desenvolvimento infantil

Estimular o hábito da leitura é essencial para a formação das crianças, já que a leitura estimula sentimentos, provoca a imaginação e ainda ajuda na criatividade. Para trazer esse mundo de faz-de-conta para o dia a dia das crianças, uma boa ideia é presentear, neste Dia das Crianças, com um livro. 

A jornalista, professora e escritora Vanessa Ratton selecionou uma lista de livros infantis que farão a alegria das crianças neste 12 de outubro. Confira:

O SUMIÇO DO 'O'

Que confusão pode causar o sumiço de uma simples letrinha! Mariana não contava que a vogal O desapareceria de seus livros de história... E agora? Isso é uma loucura! Sem o O não há leitura!

Autora: Sandra Ronca. Ed. Prumo

DEU TATU NO MEU QUINTAL

Quantas aventuras um menino vive em seu quintal... Mas o que acontece se ele descobrir que um filhote de tatu também aparece por lá? Como bons curiosos por natureza, nossos personagens trazem o gostinho de aventura que surge no delicioso texto de Flávia Côrtes, construído com frases curtas e um formato gráfico original, para despertar nas crianças o desejo pela descoberta do mundo das letras e o prazer de fazer sua imaginação voar! Autora: Flávia Côrtes. Editora Cortez.  

COM QUE BICHO VOCÊ SE PARECE?

As maravilhosas ilustrações e o delicioso poema deste livro instigam o pequeno leitor a perceber as diferenças entre os animais e as peculiaridades de cada um. O ritmo divertido dos versos constrói uma narrativa lúdica e envolvente que proporciona a reflexão sobre o equilíbrio e a importância de preservar, respeitar e cuidar dos animais. O texto remete ao décimo mandamento da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Autora: Sandra Ronca. Ed. Rhj

​​​​​​​O MENINO SÓ  

“Um menino só/nasce em qualquer lugar”. O livro aborda em versos o complexo e pouco conhecido mundo das crianças autistas, com maior foco nas que têm Síndrome de Asperger. A obra busca levar conscientização aos corações e mentes dos leitores, reforçado pelo  texto de apoio para esclarecimento direcionado a pais e professores e pictograma dos principais sintomas do TEA (transtorno do espectro autista). Há muitos meninos sós no mundo. Apenas no Brasil, estima-se que sejam em torno de dois milhões. Os meninos e as meninas sós podem apresentar comportamentos similares, mas cada um deles possui um universo emocional e psíquico próprio. Autora: Andrea Taubman. Editora Escrita Fina.

MEDO DE QUÊ?

A menina desta história tem tanto, mas tantos medos que se assusta com sua própria sombra. Todo mundo tem medo de alguma coisa. Mas por quê? Flávia Côrtes, em Medo de quê?, não responde a essa pergunta, mas questiona a personagem medrosa e, consequentemente, o pequeno leitor. Autora: Flávia Côrtes. Editora DCL.

NOS MARES DO MUNDO

Poema ilustrado que conta os desafios de se atravessar o mar da vida, uma viagem universal de todo ser humano, da infância à velhice. Faz uma comparação simbólica entre o mar e a vida, das calmarias e tormentas. É uma obra que mescla poesia e música, como refrão: “Assim como o rio que corre pro mar, a vida da gente não pode parar”. Autora: Tatá Bloom. Madrepérola Editora. 

O REI DOIDÃO

Você já conheceu a Matemática de pertinho? E se ela fosse parar num reino de gente doida, liderada por um rei chamado Rei Doidão? Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação deixaram o reino da Matemática e vieram conhecer esse lugar maluco, vem conhecer também! Autora: Juliana Bumbeer. Insight Editora.

POEMOTES

De uma caixa cheia de papel picado, que Sandra recebeu de uma amiga, nasceu o estranhamento e o primeiro verso. Depois, ao pintar algumas ilustrações livres, veio o estímulo para criar outros versos que estimulam a imaginação do leitor. Assim nasceu esse delicioso livro de poemas, que ora flerta com o humor, ora com a contemplação ou com a reflexão. Sandra, que adora brincar com as palavras, seus sons e sentidos, mostra neste livro que, ao prestarmos atenção, o mundo se oferece pronto para uma brincadeira; as coisas mudam de função, e o velho se reaproveita. Autora: Sandra Ronca. Ed. Bambolê.

REINAÇÕES DE EMÍLIA

Desta vez, a personagem Emília, marquesa de rabicó, insatisfeita com o casamento, consegue o divórcio do leitão, mas não abre mão do título. Munida de pó de Pirlimpimpim, celular com internet e acesso às redes sociais, ela manda um e-mail para todos do Sítio comunicando sua partida para visitar vários Reinos Encantados em busca de um título de Princesa. Muitas aventuras com A Bela Adormecida, Rapunzel, Cinderela e Branca de Neve até chegar ao Reino do Príncipe dos Retalhos. Autora: Cássia Leslie. Editora Bambolê.

MANUAL DE INTERAÇÃO MONSTRUOSA

Esse Manual apresenta, de forma poética, monstros e criaturas fantásticas de muitas culturas de um jeito divertido. Com humor e propostas linguísticas o livro faz um inventário divertido sobre os gostos e costumes de muitos seres fantásticos do imaginário popular. Os textos exploram vários portadores de leitura- correspondência, periódicos, cartazes, poesia e prosa poética- e encaminham o leitor a partir da dúvida de Darwin que, ao apresentar sua ideia mostrando a fórmula da evolução, explicita a frase "Eu acho!". Quem sabe os monstros não seriam a nossa melhor evolução? Autoras: Milene Barazzetti e Christina Dias. Editora Acesso Popular. 

O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR 

Pedro é um menino que, por receio de virar motivo de piada entre os amigos, prefere viver no seu mundo, longe das outras crianças. Certa noite, ao sonhar com uma fada - até então desconhecida no universo infantil - percebe que sua vida poderia se transformar e reflete sobre os medos e como por causa deles deixa de se divertir, aprender e ter prazer ao lado dos amigos. Com referências no imaginário infantil, esta história aproxima os pequenos leitores dos seus medos e angústias, abordando as dificuldades causadas pelo perfeccionismo de uma maneira lúdica e idílica. Autora: Andrea Taubman. Editora ZIT.

O PRESENTE DE ALICE

Esta é a história de Alice que faz aniversário e recebe muitos presentes. Entre eles, um é especial e transforma sua festa num desfile de personagens conhecidos e queridos por crianças de muitas gerações. Bruxa, princesa e até Pinóquio aparecem na festa. E sabe o que é mais legal nesta história? Com imaginação e criatividade, ela pode se transformar na história que você quiser. Autora: Ross Mary Capriotti Vieira. Editora Verso.

NA JANELA DA MENINA DA CASA AMARELA

Na janela da Menina da Casa Amarela é uma história cumulativa com muitas onomatopeias divertidas. Vem uma ave, vem um inseto, vem um animal, mais um… Todos querem cantar com a menina e imitar os animais! E fica o convite para repetir o som dos animais. Autora: Vera Pereira. Editora Flamingo.

QUE MONSTRO, MENINO? 


 

Qual criança não teve medo de ficar sozinha em seu quarto a noite? O que se esconde embaixo da cama, no espelho das vidraças, nas sombras que aparecem no quarto de um menino é um mistério a ser revelado. Tudo aos olhos de Pedro, no escuro de seu quarto, parecem o amedrontar e o fazem gritar. Assim a noite vai passando, ficando mais escura e não deixando ninguém da casa dormir. A mãe acolhe o menino a cada grito dado, mas nada encontra no quarto assombrado. 

Será que Pedro vê tudo aquilo que diz? Só lendo o livro para descobrir.  Autora: Milene Barazzetti. Editora: ALARTE. 

POR QUÊ? POR QUÊ? POR QUÊ?

O menino dessa história faz todas as perguntas que as crianças fazem. Por que a gente nasce? Por que a gente cresce? E por que a gente envelhece? Vamos descobrindo que os porquês são cheios de mistério e que a cada hora se apresentam de um jeito diferente. A história é lúdica e certamente irá encantar o leitor nessa fase de perguntas que deixam os adultos de cabelos em pé! Autora: Flávia Côrtez. Editora ZIT

O DIÁRIO DAS FANTÁSTICAS VIAGENS DE GIOVANA

Uma tranquila viagem em família ao Amazonas se transforma em uma grande aventura que atravessa o tempo, quando Giovana descobre que é guardiã dos cristais místicos de uma tribo, e recebe a missão de cuidar e proteger este tesouro. A aventura envolve Clara, sua irmã mais velha, e seus amigos, numa busca que transita pela Amazônia, pelo passado da família, e pela realização de um sonho antigo da menina. Autor: D.J. Galvão. Editora Bambolê.

O CONSERTADOR DE COISAS 

Já imaginou poder descobrir algo que conserta tudo, um coração quebrado? Após a morte do pai, Sophie sente um aperto no peito que parece não ter fim. Durante a fuga da tristeza acha um anúncio. Eis a resposta para seus desejos: um consertador de coisas. A menina começa a abrir-se para o mundo e resolve escrever cartas endereçadas ao “Consertador”. As cartas que ela escreve com a intenção de encontrá-lo, acumulam-se pela casa. Sophie nos leva ao mundo interior de uma criança e aos vários modos de se lidar com sentimentos desconhecidos. Autora: Milene Barazzetti. Editora: Habilis. 

A MENINA E PLANTA

Mari percebe que uma planta está crescendo nela e tirando-lhe a alegria para fazer as coisas de que gosta, como ir à escola e se divertir com as amigas. Sozinha, ela luta para se livrar da planta, mas a trepadeira parece vencer. Então, conta com a ajuda da mãe e de outras pessoas para aprender a lidar com aquilo que está lhe fazendo mal. A menina e a planta é uma história sobre autoconhecimento, transformação e renovação. Autora: Marcia Paganini. Madrepérola Editora.

MAHURU

Uma linda história de amor inspirada pela autora nas narrativas contadas por moradores de uma longínqua ilha cheia de encantamento. Classificado como literatura infanto-juvenil mescla importantes ingredientes de uma obra literária: ficção, mito, lenda, ritos de passagem e memórias ancestrais. Autora: Anete Ferraz. Editora: Fatum Educação.

CAMINHO PARA VER ESTRELAS

Você já imaginou ser capaz de atravessar portais do espaço-tempo, fendas que abrem possibilidades de múltiplos futuros? Movendo-se mais rápido que a velocidade da luz para universos paralelos, este livro o levará até o futuro e, também, ao passado, experimentando fatos históricos e a relatividade do tempo cronológico. A história começa em uma cidade do Brasil, mas poderia ocorrer em qualquer outro lugar do mundo. Todos os jovens do local acordam infectados com uma misteriosa doença: perderam a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar e de acreditar em si mesmos. Já pensou? Não conseguem mais enfrentar frustrações. Conseguirão sobreviver e recuperar a imaginação e a criatividade, na busca de ultrapassar os limites da condição humana? Autora: Lúcia Teixeira. Editoras Cortez/UNISANTA.

Tudo sobre: