EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

19 de Setembro de 2019

SERtão leva poesia da região para além-mar

Cynthia depende da venda do livro para poder viajar para Portugal

Mares e rios transcendem e vão a além-mar. Esta é a ideia central da poesia SERtão, da santista Cynthia Magno Panca, texto que saiu das páginas do livro 'Infinitude do Ser', atravessando o Oceano Atlântico, até chegar em Portugal.

A poesia é uma das selecionadas para fazer parte da antologia 'A Vida em Poesia IV', do 4º Festival de Poesias de Lisboa. Além de ser publicada entre os 100 participantes de seis países diferentes de Língua Portuguesa, a autora ainda concorre à publicação de um livro solo de poesias e a participar de sessão Salão do Livro, em Genebra, em 2020, caso seja a primeira colocada no concurso.

Mas para representar a Baixada Santista no evento, que acontece nesta quinta-feira, a poetisa, que lançou seu primeiro livro em setembro pela editora Costelas Felinas, precisa correr contra o tempo para conseguir recursos, até hoje, para comprar a passagem para a Europa.

Sem dinheiro ou como financiar a passagem, ela está vendendo seus livros para bancar a viagem.

“Neste momento em que o Governo corta verbas para a Cultura, é importante o Brasil se destacar, voltar os olhos de fora para o que produzimos aqui”, diz Cynthia. Mesmo se não estiver presente no festival, a poesia dela continua a concorrer ao prêmio. “Mas estar lá é representar Santos e o que a Baixada Santista produz”, afirma ela.

O livro surgiu dentro do projeto de incentivo literário 'Flechas ao Vento' e as poesias vieram da inspiração dos estudos de mentalização quântica que a autora desenvolve.

Para ajudar Cynthia a conseguir realizar o sonho de representar a poesia da Baixada Santista em Portugal, os interessados podem comprar um exemplar do livro recém-lançado, que custa R$ 39,90. Além do recurso para a passagem, 10% do dinheiro arrecadado será doado para o residencial para idosos Assistência São Vicente de Paulo, em Santos, onde a autora realiza trabalho voluntário com poesias.

Para comprar o livro, as pessoas devem entrar em contato com Cynthia pelas redes sociais ou no Whats App (13) 99783-3109.