Santos lançará a Hora da Cultura Digital

Diante dos desafios impostos ao setor pela pandemia, a Secult de Santos publica, na terça-feira (26), edital que contemplará artistas da Cidade

Por: Lucas Krempel  -  24/05/20  -  14:57
Artistas dos mais variados segmentos poderão se inscrever no projeto
Artistas dos mais variados segmentos poderão se inscrever no projeto   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O edital Hora da Cultura Digital, que será lançado na terça-feira (26) pela Secretaria de Cultura de Santos (Secult), vai contemplar apresentações artísticas e culturais de música, circo, dança, teatro, contação de história, literatura, artes visuais e audiovisual (curtas metragens e webséries). Os artistas aprovados serão contratados e receberão R$ 650,00, quantia que servirá como um socorro a eles durante a pandemia.


A iniciativa exibirá apresentações artísticas, além de produções audiovisuais, nos canais eletrônicos da Prefeitura. A Secult receberá as propostas, de acordo com as regras do edital, até dia 9 de junho, pelo e-mail horadaculturadigital@gmail.com.


“A seleção das propostas será realizada por uma comissão formada por representantes do Conselho Municipal de Cultura (Concult), da Câmara de Santos e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), para dar maior lisura e transparência ao processo”, comenta o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.


De acordo com o chefe da pasta, o edital será uma importante ferramenta para reaproximar o grande público dos artistas da Cidade, além de gerar renda para a classe. “Acredito que hoje a Cultura traz esperança, e amanhã vai apontar caminhos para a retomada. Com este pensamento, vamos continuar a apoiar todos os festivais, respeitando os limites legais e os protocolos médicos”.


Leal ressaltou a importância das reuniões da câmara setorial de Cultura do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb). Segundo o secretário, apesar de difícil, este período reforçou a Cultura como direito humano de primeira necessidade.


“A câmara setorial tem se reunido com frequência, inclusive com a participação de representantes da sociedade civil. Em uma destas reuniões online, propus a elaboração de uma carta de apoio aos projetos de lei que estão em andamento e, fundamentalmente, um apoio do Governo do Estado de São Paulo à Cultura, dividindo os recursos por macrorregiões. Na prática, essa proposta visa a melhor distribuição dos investimentos”.


Logo A Tribuna
Newsletter