EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

27 de Janeiro de 2020

Santos Criativa Festival Geek terá presença de Carlos Villagrán, o Quico do Chaves

Evento tem início na quinta-feira (14) e contará com diversas atrações do mundo geek até domingo (17)

A partir da próxima quinta-feira (14), Santos vai entrar de cabeça no mundo geek. A terceira edição do Santos Criativa Festival Geek, maior evento de cultura pop do país, terá como atração principal o ator Carlos Villagrán, conhecido mundialmente por interpretar o Quico, do seriado Chaves. Ele estará presente nos dois primeiros dias do festival.

O ator mexicano, hoje com 74 anos, estará na cidade pela segunda vez. Na primeira oportunidade, em 2013, ele foi convidado a visitar o CT Rei Pelé. Na ocasião, conheceu Neymar, do qual o ator é fã.

Nos quatro dias de evento, o Centro Histórico de Santos vai se tornar a Meca dos geeks, que poderão curtir gratuitamente shows musicais, feiras, exposições de artistas de quadrinhos, campeonatos de videogame, concursos de cosplay e apresentações de grupos de K-Pop, além de workshops e painéis.

O time de dubladores do evento já está escalado e vai contar com as presenças de Guilherme Briggs (Superman e Buzz Lightyear), Ricardo Juarez (Johnny Bravo), Luisa Palomanes (Hermione Granger), Wirley Contaifer (Homem-Aranha), Cecília Lemes (Chiquinha), Carlos Seidl (Seu Madruga), Nelson Machado (Quico), Gustavo Berriel (Nhonho e Seu Barriga).

Museu Pelé se transformará na Arena Game

Atrações do festival acontecerá também no Museu Pelé (Foto: Ivair Vieira Junnior/AT)

A ‘Casa do Rei do Futebol’ será quase que totalmente tomada pelos amantes dos videogames. Lá, ficará o espaço Free Play, com mais jogos gratuitos do que a edição 2018. Os visitantes poderão também curtir os seis campeonatos que estarão rolando durante o festival, com os games ‘Street Fighter V Arcade Edition’, ‘Mortal Kombat 11’, ‘FIFA20’, ‘Super Smash Bros Ultimate’, ‘Counter-Strike: Global Offensive’, ‘League of Legends’ e ‘Samurai Shodown’.

Algumas personalidades do universo dos games e pro-players também estarão no Museu Pelé, batendo papo com a galera e desafiando os vencedores dos campeonatos do Santos Criativa Festival Geek, logo após a final. No térreo do museu, ainda vão ocorrer os workshops.

Doca Valongo e Estação do Valongo unem conhecimento e diversão

Dentro e fora da estação mais charmosa do Centro Histórico, vai rolar muita coisa legal. Em uma sala dentro do edifício, haverá um espaço aberto para o conhecimento, com uma série de workshops. Já do lado de fora, vão sair os passeios do Bonde Geek, um animado e surpreendente tour, que vai empolgar os fãs de filmes de fantasia. No mesmo local, estarão a exposição Batmóvel, Clube do Lego e Batalha Medieval.

Perto dali, na Doca Valongo, uma das novidades da edição 2019 do Santos Criativa Festival Geek: o espaço Minas Nerd, uma iniciativa formada por mulheres de Santos que produzem e consomem literatura, games, quadrinhos e tudo que engloba a cultura pop em geral. No mesmo local, o público poderá curtir também exposições de Harry Potter e Star Trek.

Santos é top 5 das cidades geek brasileiras

O Santos Criativa Festival Geek reforça a ligação da cidade com a cultura pop. Em ranking divulgado em maio deste ano pela Amazon Brasil, Santos foi considerado o quarto município mais nerd/geek do país. A lista - com dados de varredura nas transações de cidades com mais de 100 mil habitantes - considerou a base per capita e as compras de livros, e-books, quadrinhos, brinquedos e games dos universos Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter, Marvel e DC, entre outros assuntos relacionados ao segmento, no período entre abril de 2018 e abril de 2019.

Somando-se ao estudo da Amazon, a cultura geek na cidade se faz presente durante todo o ano, em eventos como a Santos Comic Expo, o Anime Santos Geek Fest, Palafita Con e o Nerd Cine Fest, além de exposições, lançamento de jogos e encontros promovidos na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5 – Praia do Embaré), uma das únicas gibitecas públicas em funcionamento no Brasil.

Santos também é destaque nas produções audiovisuais. Em 2015, o município recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Unesco, na categoria Cinema, tornando-se o único na América Latina com esse reconhecimento. Em 2020, a cidade sediará o encontro mundial da Rede Cidades Criativas da Unesco.

O Santos Criativa Festival Geek 2019 é uma realização do Santos, Visitors & Convention Bureau, Prefeitura de Santos e Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac. Patrocínio: Usiminas, Rede Litoral de Supermercados, Kascão e Transbrasa. Apoio: Instituto Usiminas e DFS Gol Business. Apoio cultural: Grupo Tribuna, Ibis Santos Valongo, Pens and Dolls, Gamer XP, Comix e Cine Roxy.

Tudo sobre: