Retomada do cinema em debate no 'Santos Film Fest'

Atores e diretores abordam o tema na live de abertura do 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, nesta terça-feira (29) à noite

Por: Egle Cisterna  -  29/09/20  -  09:50
Homenageada, a diretora Julia Katherine afirma estar feliz com o tema do festival: resistência
Homenageada, a diretora Julia Katherine afirma estar feliz com o tema do festival: resistência   Foto: Divulgação

A quinta edição do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos estreia sua programação nesta terça-feira (29). Em versão digital e gratuita, o evento de abertura será uma live, a partir das 20 horas, nas redes sociais do festival, onde os homenageados da edição, o ator e diretor Paulo Betti, o cineasta Sérgio Rezende e a atriz, roteirista e diretora Julia Katharine, além dos atores Luciano Quirino e Ondina Clais, debatem a retomada do cinema.


Julia, a primeira mulher transexual a ter um filme lançado em circuito nacional – o curta-metragem Tea For Two – receberá o Troféu Ondina Clais, enquanto Betti será agraciado com o troféu Luciano Quirino. Já Sergio Rezende será homenageado por sua trajetória como diretor e contribuição ao cinema nacional.


"Participei do festival no ano passado e fiquei muito impressionada com o movimento que o evento traz para a cidade. E fiquei mais feliz ainda ao saber que seria homenageada neste ano, que o tema é a resistência”, afirma Julia.


A diretora conta que queria trazer para o festival o seu primeiro longa-metragem, Naked Cake, mas a produção foi paralisada pela pandemia, O filme tem no elenco a atriz mineira Claudia Campolina.


“Trata da história da separação de um casal, das falsas impressões que se tem de um relacionamento e como vão descobrindo cada ‘camada do bolo’ quando ele termina. É um filme de baixo orçamento e estávamos em pré-produção. Espero que consiga filmá-lo no próximo ano”, estima Julia.


Durante o festival, o público poderá assistir ao longa Lembro Mais dos Corvos, no qual Julia fez o roteiro em parceira com o diretor Gustavo Vinagre e atua. A produção será exibida ao vivo no domingo, às 19 horas. Foi por esse filme que Julia recebeu o troféu Helena Ignez, na Mostra de Tiradentes, em 2018. Ele é dedicado a mulheres atuantes em quaisquer funções criativas. O filme recebeu ainda o Prêmio Humanitário no Santos Film Fest, em 2019.


“Neste ano, é muito importante a realização deste festival. Temos que manter a chama acesa, temos que resistir, manter o foco e mostrar que o cinema não pode parar, independentemente de pandemia ou corte de editais de incentivo”, avalia.


Programação


O Santos Film Fest acontece até o próximo dia 6 e apresenta 67 filmes de várias partes do Brasil e do exterior, entre mostras competitivas e retrospectivas. Os filmes serão disponibilizados na plataforma Videocamp(clique aqui).


O festival conta ainda com oito atividades formativas com palestras e workshops, também gratuitas, que dão direito a certificado. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site (clique aqui). Outras informações sobre o festival estão em https://santosfilmfest.com e dúvidas podem ser esclarecidas pelo Whatspp (13) 99614-0963.


O evento é organizado pelo CineZen Cultural, coordenado por André Azenha e Paula Azenha, tem apoio institucional da Prefeitura de Santos e apoios da Videocamp, Sesc Santos, UniSantos, Associação dos Artistas e Histórias do Cinema.


Logo A Tribuna
Newsletter