Recursos do 8º Facult estão garantidos, diz secretário de Cultura de Santos

Rafael Leal conta ainda que já está tratando com o Conselho Municipal de Cultura a construção do 9º Facult

Por: Da Redação  -  24/05/20  -  12:15
“Será um edital emblemático, de reabertura das atividades culturais
“Será um edital emblemático, de reabertura das atividades culturais", disse Leal   Foto: Carlos Nogueira/AT

A pandemia do novo coronavírus ligou o alerta entre os contemplados pela oitava edição do Facult (Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes do Município de Santos), mas o processo segue transcorrendo normalmente, sem qualquer alteração, conforme garantiu o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal. 


“No momento, os projetos encontram-se na Secretaria de Finanças (Sefin) e, nas próximas semanas, os selecionados vão começar a ser chamados para assinatura dos contratos, e liberação da primeira parcela do pagamento”. 


Leal conta ainda que já está tratando com o Conselho Municipal de Cultura a construção do 9º Facult.


“Será um edital emblemático, de reabertura das atividades culturais. Volto a afirmar: todo processo será feito dentro das normas de saúde e segurança. Caso tudo se encaminhe bem, temos o desafio e o desejo de lançar o 10º Facult, ainda este ano”.


Social


No que se refere aos projetos sociais de cunho cultural, os quais a prefeitura apoia, o secretário afirma que no atual governo, a Secretaria de Cultura alcançou importantes conquistas, criando os termos de fomento para o Arte no Dique, projeto Tam Tam, além da criação do Fábrica Cultural e ampliação de todos os corpos estáveis da secretaria (Orquestra Sinfônica, Balé da Cidade, Coral Municipal). 


“O trabalho na formação e no social sempre foi o nosso maior foco, e não seria diferente neste momento. O prefeito fez um esforço muito grande para fazer a manutenção de todos os projetos que apoiamos e de todos os nossos corpos estáveis”.


Ainda na área social, o secretário conta que nas últimas semanas, a Secult passou a centralizar o cadastro único de artistas e técnicos da área, juntamente com o Concult, o Movimento SOS Graxa e outros movimentos. 


“A meta é firmar parcerias com a iniciativa privada, para que possam ser distribuídas cestas básicas aos profissionais do setor cultural, que no momento estão desimpedidos de exercer suas atividades profissionais”. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter