Programa Partituras traz Orquestra Sinfônica homenageando Moacir Franco

Solistas convidados interpretam sambas-canções, boleros e outros estilos musicais, com arranjos especiais

Por: Da Redação  -  05/01/20  -  14:04
Não haverá a presença do público: os concertos serão transmitidos ao vivo pela internet
Não haverá a presença do público: os concertos serão transmitidos ao vivo pela internet   Foto: Divulgação/ TV Brasil

A Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense está no Partituras de hoje, na TV Brasil, para prestar uma homenagem ao maestro pernambucano Moacir Santos e seus grandes sucessos da Rádio Nacional. Com exibição às 12h30, o concerto tem regência de Tobias Volkmann.


Os solistas convidados, Áurea Martins e Marcos Sacramentos, interpretam sambas-canções, boleros, e outros estilos musicais com arranjos do compositor feitos especialmente para a Rádio Nacional nas décadas de 1940 e 1950. É a primeira vez que esses arranjos são tocados fora dos estúdios da emissora.


Moacir Santos iniciou sua carreira musical no sertão pernambucano, onde nasceu. Na década de 1940, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi contratado pela Rádio Nacional como músico, arranjador e, depois, regente.


Há cinco anos no ar, o Partituras busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na tevê aberta. Além das grandes apresentações, traz entrevistas com os artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do público, que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir curiosidades sobre as obras.


Logo A Tribuna
Newsletter