Programa da Funarte e UFRJ promove mapeamento de projetos sociais artísticos

Projeto foi lançado por meio de uma live nesta terça-feira (13)

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/04/21  -  10:46
Mapeamento servirá para atender demandas de projetos artísticos com base de dados nacional
Mapeamento servirá para atender demandas de projetos artísticos com base de dados nacional   Foto: Divulgação

OMapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, programa da Funarte em parceria com a UFRJ, promove um levantamento nacional de projetos sociais ligados a orquestras, artes, patrimônio e acessibilidade. A ação de lançamento do projeto aconteceu por meio de uma live nesta terça-feira (13), no canal Arte de Toda Gente no YouTube.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Consolidando dados revisados de pesquisas anteriores com atualizações, coleta de novas informações e novos cadastros, o levantamento vai incluir iniciativas relacionadas com música, outras artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.


O trabalho será uma base valiosa para novas ações dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, Bossa Criativa e Um Novo Olhar, que integram o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.


O mapeamento se iniciou com elaboração de uma grande planilha, reunindo os dados de levantamentos e pesquisas já existentes sobre esses projetos sociais. Esse arquivo inicial foi usado para a criação de uma lista com os contatos de representantes das iniciativas, para os quais será enviado um questionário sobre a localização, linhas artísticas, número de alunos, ferramentas e outros dados, de forma a traçar um perfil completo de cada um dos projetos.


A mesma planilha será disponibilizada, a partir do dia 13 de abril, no endereçowww.artedetodagente.com.br junto ao questionário, para que outros projetos, ainda não listados, possam consultá-la e fazer seu cadastramento. O prazo para consultas e novas inclusões será de 30 dias (o mesmo estipulado para a resposta dos questionários).


O trabalho não se limita à coleta de dados, envio e publicação de questionários. Após o processamento das respostas recebidas, numa segunda fase – que deve começar no segundo semestre de 2021 – serão feitos, também, contatos com secretarias de educação, de cultura e outros órgãos, municipais e estaduais, para complementar o levantamento.


“A pesquisa deveria sempre ser a base de todo o trabalho de políticas de cultura, pois ela mostra a real situação na qual você pretende interferir”, diz Bruna Leite, coordenadora de projetos sociais do Arte de Toda Gente e responsável pelo mapeamento. “A partir do que encontrarmos, poderemos atuar de forma muito mais assertiva. Afinal, os projetos nos indicarão quais são as suas reais necessidades. Poderemos conjugar essas demandas com o que podemos oferecer, da melhor maneira possível”, explica Bruna.


Ação de lançamento


A live desta terça-feira (13), que começa a partir das 17h, terá participação do professor e coordenador do Sinos (e mediador), André Cardoso; a violinista e professora do Sinos, Carla Rincón; a professora e servidora técnica em assuntos culturais da Funarte, Maya Suemi Lemos; o maestro da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), do Município de Luis Gomes (RN), Leandro Oliveira; o maestro, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Arte de Toda Gente, Marcelo Jardim; e o diretor-editor da Revista Concerto, Nelson Rubens Kunze.


Logo A Tribuna
Newsletter