Paulo Von Poser faz releitura de Benedicto Calixto

Exposição traz as paisagens vicentinas ao longo dos anos

Por: Egle Cisterna  -  24/01/20  -  09:57

O olhar que Benedicto Calixto teve das paisagens de São Vicente é tema de uma exposição que abre as portas nesta sexta-feira (24), às 19 horas, na Casa Martim Afonso. O artista plástico paulistano Paulo Von Poser faz uma releitura de telas e fotos feitas pelo pintor nascido em Itanhaém na exposição "Benedicto Vicentino", que está dentro da programação de comemoração aos 488 anos da Cidade.


São oito telas em algodão cru, com aquarela e acrílico, onde ele reinterpreta os locais registrados por Calixto no final do século 18 e começo do século 19. Uma das referências foram as telas originais do pintor que estão no prédio da Prefeitura de São Vicente.


Nos desenhos é possível ver a Ilha Porchat e o Monumento Padrão, na Biquinha, construído sobre o ilhéu chamado de Pedras do Mato. Dando destaque ao cenário visto por Calixto, Poser apresenta, de forma quase sutil, as construções atuais para fazer com que o público reflita sobre o desenvolvimento de São Vicente ao longo dos anos.


“O desenho é eficiente para revelar toda a complexidade que a cidade carrega. Serve para olhar para a cidade hoje e reconhecer no que ela evoluiu e no que tem que evoluir”, diz.


Além de estudar o trabalho de Calixto, o artista plástico circulou pela cidade para compor seus desenhos. Na semana passada, por exemplo, ele esteve na aldeia de Paranapuã e o resultado também está na exposição, com retratos dos índios, numa referência à tela do pintor sobre a fundação de São Vicente.


Além das telas e do material de referência para compor seus desenhos, Poser também cria um espaço próprio para que os visitantes possam fazer uma foto, com um mapa estilizado pelo artista que mostra um pouco dos caminhos de Calixto fez na região.


A ideia da exposição surgiu em 2017, quando Poser trouxe para a Pinacoteca de Santos "Porto Tempo Paisagem". Ali, ele interpretou uma tela de Calixto que está na coleção do Itau Cultural e chamou a atenção do historiador Marcos Braga, que é diretor da Casa Martim Afonso.


Exposição simultânea


Também fruto da exposição de 2017 e inspirada em Calixto, Poser está com outra mostra, até o dia 15 de março, em São Paulo, "À Deriva-SP". No Solar da Marquesa de Santos (R. Roberto Simonsen, 136, no Centro), ele apresenta em 55 trabalhos a transformação do Centro de São Paulo.


A exposição fica aberta para visitação gratuita até dia 29 de março, de terça a domingo, das 9 às 17 horas. A Casa de Martim Afonso fica na Praça 22 de Janeiro, 469, no Centro.


Logo A Tribuna
Newsletter