Origens Secretas: Mais um bom filme espanhol

Suspense policial engrossa a lista de roteiros criativos, cada vez mais comuns na Espanha

Se existisse uma Copa do Mundo de roteiros criativos, a Espanha certamente seria uma das favoritas. Para comprovar esse argumento, basta conferir algumas das produções disponíveis na Netflix. Na última semana, foi a vez de Origens Secretas um suspense policial que vem carregado de homenagens aos universos da Marvel e DC.

Origens Secretas, que se passa em Madri, traz um serial killer que espalha caos pela cidade, assassinando pessoas anônimas sem vínculo aparente e recriando as primeiras aparições dos super-heróis mais famosos. 

Cosme (Antonio Resine), o melhor detetive da delegacia, está prestes a se aposentar contra a sua vontade, e o jovem e impulsivo David (Javier Rey) será seu substituto. Juntos, eles têm a missão de solucionar esse mistério e, para isso, contarão com a ajuda de Jorge Elías (Brays Efe), filho de Cosme, um nerd gente boa, dono de uma loja de quadrinhos, e da delegada Norma (Verónica Echegui), fã de mangás e cosplay.

No primeiro crime, o serial killer recria uma história de um herói bem conhecido do público: Hulk. Ele transforma um cientista magro em um saco cinza de músculos. Ou seja, exatamente como ocorre na HQ O Incrível Hulk 1.

O serial killer também transforma um fabricante de armas em um homem de armadura que precisa de uma máquina para o coração poder funcionar.

Em outro momento, temos um personagem morto com a picada de uma aranha. Posteriormente, o corpo é encontrado pendurado no teto de um estabelecimento. Olha o Homem-Aranha aí! Só que morto.

Por conta dessas peculiaridades dos crimes que as participações de Jorge Elías e Norma serão muito importantes para tentar encontrar o assassino. Mas os diálogos entre o filho de Cosme e David garantem um andamento interessante para o filme. Eles são completamente opostos em tudo. O inspetor, inclusive, demora a acreditar que conhecimento de quadrinhos possa ajudar a solucionar os crimes.

David, quando descobre que Norma faz cosplay, decide ridicularizar a delegada e ataca seus amigos. “Bando de fracassados, preciso resolver um assassinato”, dispara para o público geek. Jorge, no entanto, devolve: “ele é dentista, empresário, dono da maior empresa de aeronáutica de Madri”.

O filme também traz referências geeks além da Marvel e DC. Kill Bill, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Game of Thrones também são mencionados ao longo da produção.

Tudo sobre: