Na Tarrafa Literária, a presença inglesa no Brasil

Período colonial é destaque em debate que acontece nesta terça (24), às 18h

Por: Da Redação  -  24/11/20  -  11:41
Vivien Lessa (foto) e Sheila Hue lançaram o livro Ingleses no Brasil: Relatos de Viagem, 1526-1608
Vivien Lessa (foto) e Sheila Hue lançaram o livro Ingleses no Brasil: Relatos de Viagem, 1526-1608   Foto: Divulgação

O Festival Tarrafa Literária apresenta hoje ao público um lado pouco conhecido da história do Brasil no período colonial: a presença dos ingleses em nossas terras. O debate virtual é comandado pelas autoras Vivien Kogut Lessa de Sá e Sheila Hue, organizadoras do livro Ingleses no Brasil: Relatos de Viagem, 1526-1608 (Editora Chão). A mesa é transmitida, às 18h, via Facebook e YouTube do evento. 
Em 12 relatos, navegadores, corsários, geógrafos, marinheiros, soldados, náufragos, cirurgiões-barbeiros e mercadores narram suas experiências e aventuras na publicação. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


“Sempre tivemos mais material dos franceses e dos holandeses, mas os ingleses ficaram obscurecidos nos livros sobre o Brasil”, conta Vivien, que explica que um dos motivos para isso é que estes textos trazem uma visão muito negativa dos portugueses devido à rivalidade entre Portugal, Espanha e Inglaterra na disputa pelo Novo Mundo. 


A programação do festival segue até o dia 30. Amanhã, na sexta mesa do evento, os jornalistas Patrícia Campos Mello e Eugênio Bucci discutem sobre a atualidade das fake news. Na quinta-feira, é a vez do poeta português Pedro Mexia e o antropólogo, diplomata e escritor Gustavo Pacheco conversarem sobre os trabalho na revista Granta. O Festival Tarrafa Literária segue até segunda-feira, com transmissões às 18 horas.


Logo A Tribuna
Newsletter