Museu do Café está entre os mais visitados virtualmente em 2020

Museus do Governo de São Paulo registram 13 milhões de visitantes virtuais no último ano

Por: Por A Tribuna.com.br  -  23/01/21  -  21:11
Museu do Café recebeu muitas visitas presenciais e virtuais em 2020. Foto: Reprodução/Museu do Café
Museu do Café recebeu muitas visitas presenciais e virtuais em 2020. Foto: Reprodução/Museu do Café   Foto: Reprodução/Museu do Café

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa anunciou nesta semana o número de visitantes virtuais e presenciais dos museus do estado de São Paulo. Foram 12.904.452 visitas no formato online e 1.046.129 de público presencial. O Museu do Café representa Santos como um dos mais visitados no último ano. Os dados são da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da pasta.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O Museu do Café registrou 268.320 visitas virtuais. Já entre os mais visitados presencialmente, o museu esteve entre os cinco mais populares, contando com 135.732 visitas. O campeão de audiência presencial, com 197.353 pessoas, foi o MIS Experience, que recebeu, na terça-feira 19/01, o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) com a mostra Leonardo Da Vinci - 500 anos de um Gênio.


A UPPM levou em conta quatro critérios para o levantamento dos números de visitantes virtuais: acesso aos sites, engajamentos nas mídias sociais, visualizações de conteúdo online e participação em ações virtuais dos museus. O fechamento dos museus motivado pela pandemia do novo coronavírus, bem como a qualidade das exposições e demais atividades oferecidas pelas instituições, foram as razões apontadas pela Secretaria para o alto índice de visitas virtuais.


"Disponibilizamos todos os nossos conteúdos para o meio digital para que as pessoas pudessem continuar tendo acesso à arte de qualidade em suas casas", afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão. "O período de isolamento social serviu para mostrar o quanto a arte, a cultura e a economia criativa são importantes e colaboram para a saúde física e mental das pessoas".


Dos 19 museus do Estado, a Pinacoteca (4.040.181), o Museu da Imagem e do Som (1.989.110), o Museu da Imigração (1.385.799) e o Museu Afro Brasil (899.989) tiveram o maior número de acessos pela internet.


Logo A Tribuna
Newsletter