Mercado de e-books e audiolivros registra faturamento 140% maior

Pesquisa encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) aponta crescimento na procura por essas versões

Por: Egle Cisterna  -  08/09/20  -  17:42
Mercado de e-books e audiolivros registra faturamento 140% maior
Mercado de e-books e audiolivros registra faturamento 140% maior   Foto: Divulgação/Adobestock

Conteúdos digitais vêm sendo cada vez mais buscados por quem procura boas histórias, sejam elas em livros digitais, conhecidos como e-books, ou em audiolivros. E o que era uma percepção de todo o setor editorial se confirmou em dados.


Uma pesquisa feita pela Nielsen Book, a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra que, nos últimos três anos, o faturamento deste setor cresceu 140%.


“A gente já percebia que havia uma tendência de crescimento. No começo, falavam muito que os e-books seriam o caminho, mas a gente não sentia muito. Mas depois de um investimento que as empresas fizeram em tecnologia nos últimos três anos, isso começou a aparecer”, comenta o presidente da CBL, Vitor Loyola.


Mesmo com a alta do faturamento, esse conteúdo digital ainda representa 4% do mercado editorial.
O estudo Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, que ouviu 146 editoras, pesquisou a produção e o faturamento de e-books, audiolivros e outras plataformas de distribuição de conteúdo, entre os anos de 2016 e 2019.


A receita do mercado editorial com estes formatos em 2019 foi de R$ 103 milhões, um crescimento de 140% quando comparado com o Censo Digital de 2016. Isto significa um aumento real de 115%, considerada a variação do IPCA no período.


Três categorias


O conteúdo digital foi pesquisado em três categorias: Ficção (literatura infantil, juvenil, jovens adultos, literatura geral, poesia), Não-ficção (biografias, ensaios, autoajuda negócios, espiritualidade, religião) e Científico-Técnico-Profissional (CTP). Do faturamento total, R$ 71 milhões foram de unidades vendidas e R$ 32 milhões de outras plataformas, como assinatura e biblioteca virtual.


Nas vendas em unidades, as categorias de ficção e não-ficção representam 60% do total, e CTP, 40%.


Os livros digitais ainda dominam esse mercado. No total, foram vendidas 4,7 milhões de unidades, sendo 96% e-books e 4% audiolivros. Sobre o faturamento de unidades vendidas, 99% foram e-books.


A pesquisa aponta ainda que o acervo digital total é de 71 mil títulos. Em 2019, foram lançados 8,9 mil novos títulos, onde 92% são e-books e 8%, audiolivros.


Pesquisa Anual


Essa é a primeira pesquisa que o setor faz, mas que deve se tornar anual, como a que ocorre com os livros físicos na Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro.


Loyola acredita que, devido à pandemia, quando muitas livrarias acabaram fechando as portas por um período, a próxima coleta de dados deve mostrar um crescimento maior do conteúdo digital.


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