Memórias de exilados e desterrados compõem a série 'Pertences: Histórias do Refúgio'

Contando suas histórias por meio de objetos significativos, imigrantes, exilados e desterrados contam suas histórias

Por: Por ATribuna.com.br  -  16/04/21  -  17:51
Série 'Pertences' resgata histórias íntimas de famílias refugiadas por meio de objetos pessoais
Série 'Pertences' resgata histórias íntimas de famílias refugiadas por meio de objetos pessoais   Foto: Divulgação

“A cada três segundos uma pessoa se torna um refugiado, tempo menor que o necessário para ler esta frase". Com essa premissa, a série Pertences: Histórias do Refúgio ilustra histórias de famílias de refugiados, imigrantes, exilados e desterrados a partir de objetos significativos que trouxeram consigo quando saíram de suas casas.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Com produção daSegunda-Feira Filmes, a série documental é dividida em 13 episódios. O projeto foi viabilizado pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).


Objetos como fotos, pulseiras, relógios e crucifixos são algumas das peças escolhidas para contar essas histórias. Diante das câmeras, as trajetórias de vida passam a transformar números e estatísticas em rostos, nomes, corpos, afetos e memórias.


Embora a maior parte dos entrevistados tenha sido atingida pela tragédia, as histórias buscam retratar o recomeço no Brasil, país onde foram acolhidos. Os objetos que acompanharam em suas jornadas auxiliam numa narrativa em que também se transborda a riqueza de sua cultura e de suas tradições.


A série é gravada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, grandes metrópoles capazes de agregar um amplo universo de histórias. A previsão de estreia no canal Curta! é no segundo semestre de 2021.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter