Maestro João Carlos Martins ganha luva biônica para voltar a tocar piano

Problemas de saúde limitaram movimentos das mãos do pianista, e ele anunciou despedida dos palcos no ano passado

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/01/20  -  14:34
Atualizado em 26/01/20 - 14:43
Projeto de luva biônica foi desenvolvido por pesquisador de Sumaré
Projeto de luva biônica foi desenvolvido por pesquisador de Sumaré   Foto: Reprodução/EPTV

Um projeto desenvolvido na cidade de Sumaré, no interior de São Paulo, proporcionou a volta do maestro João Carlos Martins aos teclados. O pianista consagrado no Brasil e no mundo anunciou sua despedida dos palcos no ano passado, por conta de problemas de saúde que fizeram com que ele perdesse o movimento dos dedos. Com a ajuda de uma luva biônica, no entanto, ele pôde colocar todos os dedos nas teclas pela primeira vez em 22 anos.


Martins retornou aos palcos neste sábado (25), em um concerto realizado em comemoração ao aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo. Referência da música clássica, ele se emocionou ao poder tocar em público o instrumento.


"É a primeira vez em 22 anos que eu coloco os dez dedos no teclado. Eu senti que o grande segredo na vida é levar o seu coração para o coração do público. Eu achei que mesmo com todas as limitações que eu tenho e com o milagre que o Bira fez nas minhas mãos, com essa luva biônica, eu ainda posso transmitir um pouco de emoção. E isso mexeu com meu coração, com meu cérebro, com tudo", disse o maestro em entrevista exclusiva à EPTV.


Luva biônica permitiu que maestro pudesse tocar piano apesar de problemas de saúde terem afetado movimentos das mãos
Luva biônica permitiu que maestro pudesse tocar piano apesar de problemas de saúde terem afetado movimentos das mãos   Foto: Reprodução/EPTV

O concerto aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, com apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica do Sesi, e teve no repertório obras dos compositores alemães Ludwig van Beethoven e Johann Sebastian Bach.


O maestro contou que passa por um período de adaptação com a luva biônica, que já está na sexta versão. Antes, ele só podia tocar com os polegares, e agora diz precisar reeducar o cérebro para voltar a usar todos os dedos.


* Com informações do G1.


Logo A Tribuna
Newsletter