Luta contra a Covid-19 vira filme

"Linha de Frente Brasil" é rodado em Santos

Por: André Azenha & Especial para A Tribuna &  -  23/07/20  -  15:13
A ideia do longa, segundo o diretor Elder Fraga, é dar voz aos profissionais da saúde
A ideia do longa, segundo o diretor Elder Fraga, é dar voz aos profissionais da saúde   Foto: Divulgação

Linha de Frente Brasil. Este é o nome do longa-metragem que retratará o momento em que o Brasil e o mundo pararam para tentar decifrar o que é a covid-19 e suas implicações em nosso dia a dia. 


O foco da trama é refletir a situação a partir do ponto de vista dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente, e de suas famílias, que acabam isoladas e sem o convívio diário com seus entes queridos. O lançamento está previsto para 2021, nos cinemas. Por aqui, já tem estreia prevista no Santos Film Fest.


Com todos os protocolos de segurança, o projeto teve início em março, a partir de uma conversa entre o diretor e roteirista Elder Fraga, o diretor de fotografia Tomires Ribeiro e o médico José Neder Netto, que assina também a produção do filme.


A ideia é dar voz aos profissionais da saúde que estão lutando diariamente para salvar vidas em meio à pandemia do novo coronavírus. Foi então que a equipe começou a acompanhar o trabalho desses profissionais dentro de hospitais e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).


“Uma experiência muito triste ver tantas pessoas perdendo a vida. Em apenas um dia de trabalho foram três óbitos, foi muito pesado. São vidas, histórias, famílias sendo destruídas, choramos muitas vezes junto com os médicos e enfermeiros que lutam todos os dias contra essa doença. Nossa equipe sai muito abalada depois de uma diária dentro da UTI. Parece que são 30 dias filmando um longa de ficção”, comenta Elder Fraga.


Setenta por cento do filme foi filmado em Santos. A equipe do longa foi a única de cinema que entrou nas UTIs dos hospitais Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Complexo Hospitalar dos Estivadores e Hospital Campanha Vitória (Estivadores).


Fraga, por sinal, tem sido figura presente na Cidade: exibiu seu premiado curta-metragem Os Bons Parceiros na abertura da segunda edição do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, em 2017. No ano seguinte, ele retornou àquele que é considerado o maior evento de cinema do Litoral Paulista, para fazer a avant-première do longa SP: Crônicas de uma Cidade Real. Já ano passado, ministrou no festival um workshop sobre produção e direção independente, com sala lotada no Sesc Santos.


O estado do Amazonas também participará do filme, com imagens da situação dos hospitais de lá.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter