Livros infantis em sala de aula, a dica de Janaina Tokitaka

Autora abre hoje a Tarrafinha Literária, programação dentro da Tarrafa Literária virtual

Por: Egle Cisterna  -  19/11/20  -  11:52
Janaina estará na live voltada para professores e alunos
Janaina estará na live voltada para professores e alunos   Foto: Divulgação

A importância da utilização dos livros infantis na sala de aula, como um apoio à alfabetização dos pequenos e para despertar o interesse e formar novos leitores. Este será o fio condutor da conversa com a escritora, roteirista e ilustradora paulistana Janaina Tokitaka, voltada para professores e alunos, nesta quinta-feira (18), a partir das 9h, com transmissão gratuita pelo pelo Facebook e YouTube do Festival Tarrafa Literária.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços


Apesar da abertura oficial da 12ª edição do evento acontecer amanhã, a participação da autora marca a Tarrafinha Literária, que em todas as edições traz um espaço de reflexão voltado ao público infantil. A conversa, que já foi gravada na semana passada, é mediada pela professora Rita Nascimento, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), de Santos.


“A condução da conversa foi muito atenciosa. É muito interessante ver o interesse das pessoas naquilo que a gente faz de forma privada, em casa. Essas conversas servem para tornar a literatura e o seu modo de fazer mais público”, comenta Janaina, que está entre os finalistas do Prêmio Jabuti deste ano com o livro infantil O Ovo de Pégaso (Abacatte Editorial), escrito em conjunto com Arthur Warren.


Influenciada pelo folclore japonês e por contos de fada, ela destacou durante sua apresentação como os professores podem aproveitar o conteúdo dos livros em suas aulas. “As imagens dos livros infantis são um letramento visual. É por meio delas que as crianças entram nas histórias e acabam virando leitores”.


Também autora de Pode Pegar, que trata de questões de gêneros para as crianças, Janaina abordou ainda esse tema durante sua apresentação. “Essa reflexão também é importante e deve ser tratada”, defende. Outro livro destacado por ela e que desperta a atenção dos professores, principalmente de cidades litorâneas, é Escamas, no qual o mar é referência,


O festival segue amanhã, a partir das 17h30, com a abertura oficial e, na sequência, a mesa Os Livros e as Pessoas, com o crítico cultural do The New York Times e escritor espanhol Jorge Carrión e o professor universitário, crítico e escritor Miguel Sanches Neto. A programação do Festival Tarrafa Literária segue até dia 30, com transmissões sempre a partir das 18h.


Logo A Tribuna
Newsletter