Livro estimula a doação de dentes para a USP

De forma lúdica, 'O Endereço da Fada do Dente' ajuda em pesquisas

Por: Bruna Faro & Da Redação &  -  08/05/19  -  12:35
  Foto: Divulgação

Todo mundo lembra daquele momento de expectativa para o dente de leite cair. Assim, a fada do dente fazia aquela visita especial e, de manhã, magicamente, uma moeda aparecia debaixo do travesseiro. Agora imagine se soubéssemos onde a fada do dente mora?


Foi de olho nesse desejo lúdico que o livro 'O Endereço da Fada do Dente' foi produzido. Na obra, a fadinha conta onde vive e pede para que todas as crianças levem seus dentes para lá. O projeto foi feito com o objetivo de ajudar a campanha da Faculdade e Odontologia da USP (Fousp). A instituição recebe dentes de leite, que são considerados órgãos, e os usa em pesquisas de células-tronco, para ajudar a encontrar a cura de doenças.


O livro foi lançado em março e pode ser encontrado on-line. Nele, a fada conversa com as crianças e pais, pedindo para não deixarem o dente embaixo do travesseiro. “Quando seu dentinho cair, nada de lixo, telhado ou gaveta. Mande ele para mim”, dá a dica.


O site ainda oferece um papel de carta para o envio dos dentinhos. Basta o visitante preencher os dados para receber em casa o envelope e enviá-lo à Fada do Dente.Trata-se de uma atividade divertida para a criança, que ajuda nas pesquisas e no ensino dos pequenos desde cedo sobre a doação de órgãos.


Além do livro, a campanha contém um filme de animação, que também pode ser acessado no site. A parte de produção da campanha foi feita pela Agência Y&R, de São Paulo, e contou com a participação da produtora santista Deborah Garcia. E, segundo ela, fazer parte do 'O Endereço da Fada do Dente' foi gratificante: “Foi bem desafiador. As pessoas aceitaram muito bem, repercutiu no País todo, e isso ajudou a USP”.


Para o vice-presidente de criação, Rafael Pitanguy, o projeto trouxe um retorno maravilhoso. “Eles receberam muito mais dentes do que sua meta inicial”.


Só este ano, a agência fez 22 projetos sociais. “As marcas têm caminhado para uma relação mais responsável e transparente com a sociedade”, comenta Pitanguy.


Logo A Tribuna
Newsletter