Livro conta a saga de portuguesa na Ilha de São Vicente

Romance histórico de Valéria Pimentel é ambientado no século 16

Por: Egle Cisterna  -  03/03/20  -  16:15

Ser mulher e viver na antiga Vila de São Vicente, em pleno século 16. Este é o pano de fundo do romance histórico "De um mesmo lugar" (Editora Realejo Livros), de Valéria Pimentel, que será lançado no sábado (7), em Santos.


No primeiro capítulo do livro, a autora começa a contar a da história da personagem Branca, uma jovem que aguarda o inquisidor para ser mandada para a prisão na Bahia.


Já no segundo capítulo, a narrativa é intercalada com a própria Branca contando a história de sua mãe, uma mulher portuguesa que foi enviada para a Vila de São Vicente como degradada pela Santa Inquisição.


Branca conta a história para uma interlocutora imaginária, inventada por ela, para lidar com a situação da prisão.


Com a história de Branca e de suas origens – uma benzedeira, fruto do amor da mãe por um corsário na viagem que a trouxe ao Brasil, com o conhecimento ancestral português, que se mistura com os índios e negros, típico da formação do povo brasileiro – a autora busca trazer para o leitor uma reflexão do papel feminino ao longo dos tempos.


“É um ponto de vista feminino de uma época que faz a gente pensar sobre a nossa época, quais foram as nossas conquistas até agora, o que se repete nas batalhas das mulheres em relação ao próprio corpo, ao amor, às conquistas dos direitos das mulheres. É um livro que faz pensar sobre aquela época e a nossa época atual”, explica Valéria.


A ideia surgiu em uma das caminhadas que Valéria costuma fazer pela Ilha Porchat. “De um determinado ponto, olhei para a região da Praia das Vacas, uma área intocada, como no século 16, e de outro lado, a região atual e pensei num diálogo entre as épocas”, diz. No mesmo trajeto, uma espécie de feitiçaria, com uma boneca de tecido branco espetada com alfinetes em uma árvore também serviu de inspiração para a personagem principal .


Para concluir o trabalho, a autora realizou cinco anos de pesquisa. “O livro foi escrito em cima de fatos históricos que aconteceram aqui, como a invasão de Thomas Cavendish na Vila de Santos. Li muitos livros e recebi orientação de Mary Del Priori, que me deu a dica de usar o dicionário de Rafael Bluteau para usar termos e uma fala mais contextualizada daquela época”, explica ela, que buscou também reconstituir a paisagem da região. O livro de 250 páginas tem ainda ilustrações da própria Valéria. 


O lançamento acontece na Livraria Realejo (Av. Mal. Deodoro, 2, Gonzaga), a partir das 18 horas. Além da livraria, a edição estará sendo vendida, por R$ 59,90, diretamente pela autora pelo Facebook.


Logo A Tribuna
Newsletter