Lendas vicentinas viram aventura em obra infantojuvenil de jornalista

Cantorias dos Povos de Guaiaó, de Rafaella Martinez, resgata as principais histórias da cidade

Por: Egle Cisterna  -  10/11/20  -  11:44
Jornalista lançará livro no próximo dia 21 de novembro
Jornalista lançará livro no próximo dia 21 de novembro   Foto: Divulgação

As lendas vicentinas que sempre povoaram e intrigaram a mente da jornalista Rafaella Martinez Vicentini, de 28 anos, desde a infância são o fio condutor do livro infantojuvenil Cantorias dos Povos de Guaiaó (Imaginário Coletivo), que será lançado no dia 21, às 16h, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


“Moro a minha vida toda em São Vicente e na escola sempre escutei sobre as lendas de Hipupiara, da Pedra da Feiticeira, do maremoto que destruiu a primeira Vila de São Vicente. E tudo isso me marcou”, conta a autora, que num café entre amigos decidiu fazer um livro que resgatasse a história vicentina.


Pesquisa


Ela começou a pesquisa mais a fundo no que havia disponível no IHGSV e na Polianteia Vicentina, de Fernando Martins Lichti, que foi um material fundamental para a composição do livro.


Para apresentar a história da Cidade para crianças e adolescentes, Rafaella criou três personagens – a índia Raíra, o menino Zezinho e a professora Dandara – que vivem a história vicentina, em diferentes fases, em uma aventura em busca do caminho da felicidade. Para isso, eles recebem um mapa e um medalhão, que os fazem percorrer o continente atrás de resolver um mistério.


O livro traz a história dos primórdios da cidade, com suas lendas, apresenta os principais personagens que hoje batizam ruas e praças, como o Barão do Rio Branco e Irmã Dolores.


A intenção de Rafaella é de que o livro, que foi selecionado e produzido com recursos do edital de fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC) Municípios 2019, do Governo de São Paulo, seja consumido na rede pública vicentina e leve a história de São Vicente para fora da região.


“A Encenação (da Fundação da Vila de São Vicente) é um evento que acontece só na Cidade. Já o livro será um conteúdo que pode ser acessado por quem não é daqui”, afirma.


Equipe


Para colocar a ideia em prática, Rafaella contou com o apoio de uma equipe de profissionais da região. O livro foi ilustrado pelo chargista de A Tribuna, Marcelo Padron, projeto gráfico e ajuda na pesquisa de Lincoln Spada e prefácio e revisão da professora em Teoria e História Literária, Vanina Sigrist.


Além de uma versão impressa, Cantorias dos Povos de Guaiaó ainda terá um audiobook, com produção de Nina Gagli e Eduardo Ferreira, para que aqueles que não consigam ler possam ouvir a história. Para isso, o livro conta com um QR-Code.


A aventura pode ainda ganhar os palcos na região no próximo ano, com uma peça baseada em seu enredo. A autora está em tratativas com o diretor teatral Platão Capurro para desenvolver esse novo projeto.


Além de estar à venda no dia do lançamento, por R$ 30,00, o livro de 112 páginas pode ser adquirido diretamente com a autora pelo e-mail mvicenti ni.rafaella@gmail.com.


Logo A Tribuna
Newsletter