Justiça Restaurativa de forma lúdica e atraente

Livro infantil trata de assuntos sensíveis ao ambiente escolar

Por: Da Redação  -  07/07/20  -  13:25
Livro é a primeira obra infantil sobre o tema no País. Edição digital já está disponível na Amazon
Livro é a primeira obra infantil sobre o tema no País. Edição digital já está disponível na Amazon   Foto: Divulgação

Levar para a linguagem da Literatura Infantil temas como o bullying, preconceitos e conflitos que se passam no cotidiano dos estudantes dentro da escola é uma forma de resolver essas questões. Tudo de uma forma lúdica, aproveitando a história da pequena Deia, personagem que fica incomodada com situações que presencia no seu dia a dia.


Esse é o fio condutor do livro Um Dia de Paz Restaurativa, das autoras santistas Liliane Claro de Rezende e Tatá Bloom (pseudônimo da jornalista e colunista de A Tribuna, Vanessa Camphos), que será lançado amanhã, quando se comemora o Dia da Justiça Restaurativa.


Segundo Liliane, que coordena o Programa Municipal de Justiça Restaurativa em Santos, a história vai ser um primeiro contato de crianças, pais e professores com a Justiça Restaurativa e irá complementar o trabalho que já é realizado pela equipe dos facilitadores que atuam com as práticas nas escolas. O livro é a primeira obra infantil sobre o tema no País.


“Pretendemos que esse livro toque o coraçãozinho das crianças do mundo inteiro, uma vez que haverá também na versão da língua inglesa, visando melhorar a convivência escolar e prevenir principalmente o bullying, que causa danos psicológicos na vida adulta”, afirma Liliane.


Para Tatá, ninguém nasce violento. “O ambiente é que faz com que as pessoas, que tem uma pré-disposição, desenvolvam isso. É possível desconstruir essa violência e criança aprende rápido e leva isso para a vida toda dela”, opina.


O livro digital já está à venda pela Amazon por R$ 24,90 e as autoras doarão 70% das vendas do e-book e livro impresso para a construção de novos Núcleos de Educação para a Paz nas Unidades Municipais de Ensino de Santos. Hoje, as 85 escolas contam com três núcleos.


Ainda neste ano, depois da retomada das aulas, uma tiragem especial será impressa para que as bibliotecas municipais recebam um exemplar.


Logo A Tribuna
Newsletter