José Carlos Silvares lança biografia sobre Lupércio Mussi, “um homem à frente de seu tempo"

O evento de lançamento será no dia 15 de janeiro a partir das 16 horas

Por: Giovanna Corerato  -  13/01/22  -  07:15
Atualizado em 18/01/22 - 19:38
.
.   Foto: Paulo Henrique Farias

O empresário e advogado de origem libanesa Lupércio Mussi, um dos pioneiros da comunicação na Baixada Santista, terá sua história eternizada em uma biografia de 112 páginas, de autoria do jornalista, escritor e amigo, José Carlos Silvares, que após concluir a obra chega à conclusão de que o biografado, morto em 26 de abril de 2021, era “um homem à frente de seu tempo”.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O lançamento do livro será neste sábado (15), às 16 horas, no Saint Mary's Bilingual School, na Rua Euclides da Cunha, 241, em frente à Igreja da Pompeia.


Para quem não o conhece, Mussi foi o responsável pela primeira transmissão por TV a cabo na região, através da TV Litoral, hoje a Santa Cecília TV.


A história dele na comunicação, porém, começou de forma curiosa, no início dos anos 1980, quando instalou um sistema de televisores na Rodoviária de Santos para informar os viajantes sobre os destinos e notícias locais. Tudo está documentado no livro, em capítulos especiais.


Não faltou emoção

Durante a captação de material, como as entrevistas com Mussi e familiares, não faltaram emoções na vida de Silvares. Além de trazer à tona e reviver os 40 anos de amizade com o empresário, ele precisou ser rápido e reunir em cinco meses o máximo de conteúdo, pois o biografado havia descoberto um tumor cerebral.


O projeto teve início em meados de 2020, após o convite de Cláudio, filho de Lupércio Mussi, e que hoje é responsável pelas rádios do grupo.


“Ele soube da minha atividade (como escritor) pelos livros que já escrevi e acertamos o roteiro dos capítulos. A partir daí iniciei os contatos com o biografado”, conta o escritor.


Riqueza de detalhes

A biografia de 112 páginas escrita por Silvares apresenta as mais diversas informações e imagens, como a chegada do primeiro Mussi do Líbano ao Brasil, e o encontro com outras famílias de imigrantes que se instalaram em Amparo, no interior de São Paulo, onde Lupércio nasceu.


Sua vinda para Santos, ações para garantir um espaço na Rodoviária de Santos para implantar as emissoras de rádio e TV são alguns dos temas que a obra apresenta.


Lupércio Mussi morreu sem ver a obra finalizada, mas Silvares garante que os amigos, familiares e leitores podem esperar uma biografia incrível: “uma obra sobre um homem que sempre agiu com ousadia e firmeza para concretizar tudo o que sonhou”, finaliza Silvares.


Logo A Tribuna
Newsletter