‘Impressões’ entrevista a Monja Coen

Missionária zen-budista fala das aflições durante a pandemia. Entre as recomendações, a prática de meditação

Por: Da Redação  -  28/06/20  -  16:49
Claudia Dias Batista de Souza, a monja Coen, é grande referência do budismo no Brasil
Claudia Dias Batista de Souza, a monja Coen, é grande referência do budismo no Brasil   Foto: Sílvio Luiz/ AT

O programa Impressões, da TV Brasil, recebe neste domingo (28), às 22h30, a Monja Coen. Fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, ela falará sobre as aflições típicas dos tempos de pandemia e apontará caminhos para se buscar o equilíbrio neste momento.


Mestra dos ensinamentos de Buda e autora de diversos livros, ela recomenda a meditação, que começa pela respiração consciente. “Quando passei a meditar era muito difícil. Colocava um reloginho à minha frente e cinco minutos pareciam uma eternidade. Era um horror”, confessa. A monja aproveita para ensinar algumas técnicas que podem ajudar os iniciantes na prática, a qual garante trazer alívio para incômodos emocionais comuns nesse período de pandemia, como a ansiedade, o medo e a raiva.


A monja explica ainda que o estado mental tem relação com a imunidade. Manter aceso o olhar curioso da criança, de ver o mundo de uma forma inédita e se apaixonar pelos pequenos detalhes, pode ser um hábito poderoso. “A imunidade depende do nosso estado de tranquilidade. Não só, mas muito. Quando o coração fica quentinho, quando é gostoso. A gente tem que encontrar alguma coisa na vida que sinta prazer em ver”, garante.


Logo A Tribuna
Newsletter