Grupo Nós Marias lança livro de contos sobre temas femininos

A obra, Meninas que Escrevem, está em pré-venda e será lançado no dia 17 de outubro

Por: Bianca Gravanich  -  04/10/20  -  23:06
Beatriz pretende cursar Jornalismo e continuar escrevendo
Beatriz pretende cursar Jornalismo e continuar escrevendo   Foto: Arquivo pessoal

A santista Beatriz de Oliveira, de apenas 17 anos, é uma das autoras do livro Meninas que Escrevem, que será lançado no próximo dia 17 pelo grupo Nós Marias. A obra está em pré-venda.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A publicação é resultado do trabalho do grupo de garotas, criado por alunas da Etec Getúlio Vargas, em São Paulo. O livro reúne contos escritos por meninas de até 17 anos que, juntas, decidiram entrar para a rede de clubes do Girl Up, um movimento global da UN Foundation que treina, inspira e conecta meninas para que sejam líderes e ativistas pela igualdade de gênero desde já. 


Acreditando que o mundo precisa ser mais justo para as mulheres, o Nós Marias se reúne regularmente para construir ações que promovam a igualdade de gênero. A partir da criação do grupo, as meninas correram atrás para aprenderem sobre o mundo da editoração para, assim, escreverem um livro sobre o tema em questão. “Eu soube do projeto por uma página do Facebook. Sempre gostei muito de ler e escrever, então vi uma oportunidade de tentar algo novo”, conta Beatriz.


Para a criação do livro, houve um concurso e uma seleção de histórias. “A líder do grupo se chama Luana Lira, e foi ela quem teve a ideia do livro. A Lua foi atrás de muitas editoras até que a Jandaíra (antiga Pólen), aceitou o projeto”.


O projeto então reuniu um grupo diverso de garotas com etnias, sotaques e sexualidades diferentes, cada uma de um lugar.


“Somos autoras brasileiras espalhadas por todo o País. Todas trouxemos um pouco de nossas vivências em cada conto”, explica. “Falamos sobre feminismo, sororidade, família, mulheres em ambientes de trabalho e de estudo. Até assuntos mais sérios, como assédio”. 


Em muitos momentos, as autoras levam um olhar crítico sobre a realidade de mulheres ou meninas marginalizadas, seja pela cor da pele, classe social ou simplesmente por ser mulher. Os assuntos são abordados em narrativas simples, apenas na superfície, segundo Beatriz.


Lançamento


A pré-venda do livro começou no dia 23 de setembro e o lançamento está marcado para o próximo dia 17. Beatriz, que tem o sonho de cursar Jornalismo e pretende continuar escrevendo as próprias histórias, conta que está animada com o projeto, tão próximo de ser concretizado. “Eu sonho em ser uma autora desde os 12 anos”, comenta ela, ao completar: “Queremos que outras pessoas se identifiquem com os nossos contos e percebam que a nossa geração está ciente de como já conseguimos progredir bastante, mas que ainda há muitos problemas a serem resolvidos”. 


O livro custa R$ 36,00. Para adquiri-lo na pré-venda, basta acessar https://polenlivros.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/meninas-que-escrevem/


Logo A Tribuna
Newsletter