Grupo da Baixada Santista lança nova música em parceria com Big Mountain

Banda de Reggae 'Afrodizia' gravou o mais recente álbum com Chico César e Carlinhos Brown; são 18 participações de 11 países diferentes

Por: Jean Marcel  -  13/04/21  -  11:43
As músicas são lançadas uma a uma, a da vez é Back, com Big Mountain
As músicas são lançadas uma a uma, a da vez é Back, com Big Mountain   Foto: Divulgação

O Grupo de Itanhaém Afrodizia lançou a música Back, do novo trabalho, Reggaelização. O álbum tem 16 faixas e 18 participações especiais, de 11 países diferentes. As músicas são lançadas uma a uma nas plataformas, e a da vez é Back, que a banda tem como convidado o Big Mountain.(confira o clipe da música).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Antonio Eduardo, o Tony, tem 44 anos e é o criador do grupo, que existe há mais de 20 anos. Ele é de Itanhaém, filho de mãe nordestina e pai peruano. De pequeno, ouvia de Luiz Gonzaga a Mercedes Sosa, e passou pelo órgão, teclado, violão, guitarra "e depois disso tudo cheguei no que sempre sonhei, a bateria", diz o músico. Neste ano de 2021, sua primeira banda, o Afrodizia, completa 22 anos.


"Do início, ainda na escola, fomos crescendo e chegamos a fazer mais de 70 shows internacionais, em 6 países. Conheci e gravei com artistas que eram, e são, meus ídolos. Além de tocar, compor e compartilhar minha música, fiz pós- graduação em gestão Cultural e tive a oportunidade de estar à frente da cultura do meu município, uma das maiores honras que carrego em minha vida", afirma Tony.


O artista tem inúmeras influências musicais, que passam por Djavan, Skank, Milton Nascimento, Lô Borges, Itamar Assunção..."e em determinado momento o reggae apareceu e veio Bob Marley. O impacto foi tanto, que o reggae guiou minha vida e a partir dali, me abriu um universo de outros grandes músicos, como Pato Banton, Big Mountain, e por aí vai", explica.


Polo do reggae


Itanhém está em uma região polo para o reggae, e tem eventos de importância internacional do segmento, como o Festival Regado a Reggae, realizado há 15 anos. "No Brasil o reggae raiz, que deu origem a esta escalada do reggae pelo mundo, é muito presente, principalmente aqui em São Paulo, Bahia e Maranhão. Como tivemos a experiência de tocar na Europa, lá encontramos o new roots e novas linguagens já adaptadas, anos antes de iniciar por aqui", conta o músico.


E foi no álbum Mutação que surgiu a primeira parceria internacional "Quando estávamos preparando o álbum, sugeri o convite ao Quino McWhninney, vocalista do Big Mountain. Claro, que todos naquele momento riram, não acreditaram muito, mas foi o início de uma grande parceria musical e de vida", diz Tony.


Quino, do Big Mountain, participa da nova música da banda
Quino, do Big Mountain, participa da nova música da banda   Foto: Arquivo Pessoal

As parcerias com o tempo só aumentaram. "Temos a honra de contar no novo projeto com a participação especial de Chico César, Carlinhos Brown e Cidade Verde Sounds do Brasil, Quique Neira (Chile), Queen Omega (Trinidad e Tobago), Junior Marvin, Luciano, Rica Newell e Dean Fraser (Jamaica), Peetah Morgan e Big Mountain (EUA), Pato Banton (Reino Unido), Isiah Shaka (França), Lord Alajiman e Ombre Zion (Senegal), Young Mbazo (África do Sul), I-Dren Artstrong (Filipinas) e House of Shem (Nova Zelândia)". As músicas são lançadas pelo grupo uma a uma, nas plataformas digitais.


Futuro dos sonhos


Back foi gravada no Red Traxx Studio, em Miami. "A participação de Quino, pra mim um irmão que música me deu, é muito especial e verdadeira", diz Tony. Para o futuro, a banda pretende comemorar os 20 anos de carreira, interrompidos pela pandemia. Em termos de parceria dos sonhos, a resposta de Tony foi categórica: "Gilberto Gil, é um sonho que alimentamos, e se a música assim permitir, conseguiremos um dia realizar este grande sonho", finaliza o músico.


Logo A Tribuna
Newsletter