Gilberto Mendes é reverenciado em Semana Cultural em Santos

Segunda edição do evento em homenagem ao maestro inicia nesta terça-feira, às 19h

Por: Da Redação  -  13/10/20  -  13:41
Se fosse vivo, Gilberto Mendes completaria 97 anos nesta terça
Se fosse vivo, Gilberto Mendes completaria 97 anos nesta terça   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Uma apresentação do premiado compositor e saxofonista Livio Tragtenberg marcará a abertura da segunda edição da Semana Cultural Gilberto Mendes nesta terça-feira (13), às 19h. O músico inclusive compôs uma música especialmente para o evento e, em sua live, também fará um depoimento sobre Mendes que, se estivesse vivo, faria 97 anos. O maestro morreu em janeiro de 2016, aos 93.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A programação da noite, que será toda virtual, seguirá com a apresentação do Coral Municipal de Santos, às 20 horas, enquanto às 20h30, haverá a apresentação musical de Sergio Villafranca.


Com curadoria do músico Márcio Barreto, a Semana Cultural Gilberto Mendes prosseguirá com ampla programação diária até o dia 19, e promete ser como o artista santista – que foi destaque na música contemporânea e referência para a classe artística – com uma visão multilinguagem.


Assim, a programação terá literatura, cinema, dança, debate e, claro, muita música. Devido à pandemia, o evento, que ainda tem a organização de Antonio Eduardo Santos, Flávio Viegas Amoreira e Meire Berti, será todo virtual, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Semana Cultural Gilberto Mendes.


Além de importantes nomes da música contemporânea, como Livio Tragtenberg, Flo Menezes, Zé Miguel Wisnik e Percutindo Mundos, o público pode conferir apresentações de artistas e compositores dos Estados Unidos, França e Bélgica. “Desde o ano passado, o evento faz parte do calendário oficial de Santos, por lei municipal e tem como objetivo reverenciar a vida, a obra e a memória do maestro e compositor que se destacou internacionalmente e inspirou artistas de várias gerações”, afirma Barreto.


O cinema, uma paixão do homenageado, também está presente na programação, com exibições de filmes relacionados a Mendes.


Livro 


Outro destaque é o lançamento do livro Notas Biográficas, onde o escritor Flávio Viegas Amoreira, que conviveu com Mendes nos últimos 15 anos de vida dele, conta parte da história de Santos a partir da vida de um dos seus maiores artistas.


Programação


Terça-feira
19h: Depoimento e apresentação musical de Lívio Tragtenberg
20h: Coral Municipal de Santos
20h30: Apresentação musical de Sergio Villafranca 


Quarta-feira


19h: Apresentação musical do Quarteto Caiçara
20h: Videodança Móbile, com Célia Faustino e Sueli Cherbino
20h30: Apresentação musical com Françoise Vanhecke e Marcia del Francisco (França / Bélgica)
21h: Debate A Música Contemporânea no Brasil, com Anselmo Guerra, Diósnio Neto, Fernando Magre, Antonio Eduardo, e Márcio Barreto 


Quinta-feira
19h: Apresentação musical de Antonio Eduardo Santos
20h: Depoimento de Gil Nuno Vaz
20h30: Filme g.m. – 8 cantos, de Gregorio Gananian
21h: Filme Com meus Olhos de Cão, de Thaís de Almeida Prado 


Sexta-feira 
18h: Estou viva / Cia Aplauso Contemporâneo (dança) 
19h: Apresentação musical de Silas Palermo
20h: Apresentação musical de Beatriz Alessio 


Sábado
17h: Lançamento do livro Notas Biográficas, de Flávio Viegas Amoreira
18h: Cine Inês
19h: Apresentação musical de Márcio Barreto


Domingo 
19h: Apresentação musical de Percutindo Mundos
20h: Apresentação musical de José Miguel Wisnik


Segunda-feira 
19h: Depoimento de Flo Menezes
20h: Palestra O Festival Música Nova como espaço de difusão, reflexão e estímulo da música-teatro no Brasil com Fernando Magre
20h30: Apresentação de João Carlos Rocha (EUA) 
21h: Depoimento de Luís Gustavo Petri


Logo A Tribuna
Newsletter