Gêmeos de Santos lançam single em homenagem à luta LGBTQIA+

Duo 2DE1 trata a Revolta de Stonewall e clama por resistência na canção 'Emersão'

Por: Bia Viana  -  28/06/21  -  11:21
Atualizado em 28/06/21 - 11:25
   Single 'Emersão' trata Revolta de Stonewall e luta por direitos LGBTQIA+
Single 'Emersão' trata Revolta de Stonewall e luta por direitos LGBTQIA+   Foto: Célio Roberto

Do latim "emergere", emergir significa sair da água; simbolicamente, revela trazer à tona tudo que estava submerso. É com essa abordagem que o duo santista 2DE1 traz reflexões sobre a Revolta de Stonewall, momento histórico na luta por direitos à comunidade LGBTQIA+, no single Emersão.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Lançado em 28 de junho, dia da Revolta, os irmãos gêmeos Fernando e Felipe reafirmam a importância de conhecer essa luta popular por direitos civis. "A Revolta de Stonewall se deu para além de políticas de respeito à diversidade, tendo sim um caráter de luta estrutural, buscando moradia, educação, saúde e emprego. Hoje, 52 anos depois, precisamos reafirmar esse caráter, visto que os direitos conquistados até aqui foram apenas dentro do que era tolerável e dava lucro".


"Não fazem parte da conversa hoje [pautas como] moradia para jovens LGBT expulsos de casa, assistência médica que atenda às necessidades dessa população, ou mesmo empregabilidade LGBT", argumentam os artistas, que evidenciam a falta de progresso nas políticas públicas para a comunidade.


Após cancelarem as filmagens quatro vezes por conta da pandemia, a gravação do clipe demorou mais do que o esperado para acontecer. "Quando a situação permitiu gravações ao ar livre com equipe reduzida, já não tínhamos mais a locação programada".


A solução foi escolher uma locação alternativa, que acabou sendo melhor do que a encomenda inicial: uma fábrica de cimento abandonada em São Paulo, onde ocorreu uma luta de sete anos por melhores condições de trabalho que ficou conhecida como Greve de Perus.


O patrimônio histórico agiu como agregador à história de Stonewall, pois também respirava o mesmo ar de resistência. "A Greve durou sete anos, durante a ditadura militar, e saiu vencedora", diz a dupla, abrindo um bom precedente para o discurso que trazem.


A gravação foi feita em uma diária, com um "cenário que trazia todo o contexto que a música precisava". Confira o resultado deste trabalho.



Logo A Tribuna
Newsletter