Francisco Gil estreia com álbum com participações especiais

CD com influências africanas e de música brasileira tem de Caetano Veloso e Gilberto Gil, avô do cantor, entre os convidados

Por: Egle Cisterna  -  22/01/20  -  09:44

Foi em busca de suas raízes, tanto de sonoridade quanto de sangue, que Francisco Gil (ou simplesmente Fran), lança seu primeiro álbum em carreira solo, "Raiz", com composições inspiradas em ritmos africanos e brasileiros.Filho da cantora Preta Gil e do ator Otávio Muller e também neto do cantor Gilberto Gil, ele buscou inspiração na fonte musical que o fez crescer.


“O disco nasceu em um réveillon em Salvador, num encontro com Russo (Passapusso, vocalista da banda BaianaSystem). Raiz era uma vontade que eu tinha comigo. Voltei para o Rio de Janeiro com isso e defini para onde esse trabalho vinha e qual a verdade que eu tinha para contar”, lembra ele.


Ao final do processo, depois de uma imersão em estúdio, surgiram 20 composições, mas apenas nove canções integram seu álbum de estreia, que conta com participações de grandes nomes da música nacional.


“Foram composições que vêm da raiz de referências de toda a construção dentro da minha música, Na minha infância, por exemplo, meu consumo foi de música baiana e isso está bem presente, assim como a black music americana, que invadiu a minha adolescência”, explica o músico de 25 anos.


Essa mistura fica evidente ao ouvir as faixas, que passam pelo pop e pelo ritmo dançante da black music, mas que ainda flertam com o axé, xote e samba-reggae.
Para compor o álbum, Caetano Veloso, considerado um tio, o acompanha na faixa "Divino Amor", enquanto seu avô participa da música que fecha o disco, chamada "Afro-futurista".


Já em "Leve Axé", além do DJ Ruxell, Fran vai além de suas raízes e apresenta seu “fruto”: a filha Sol de Maria Gil, de 4 anos, é uma das backing vocals, junto com as tias. “Ela é uma figura e já bebe de toda essa influência musical desde muito cedo”, diverte-se o pai coruja. Passapusso completa o time de convidados na faixa que dá nome ao CD.


Clipe


Além de abrir o álbum, a música "Coração Tambor" também acaba de ganhar um videoclipe, disponível no canal do selo BlackTape, do qual Fran faz parte. Para produzir o filme com um enfoque documental, o músico, junto com Pedro Alvarenga e Rafael Di Celio, passou 20 dias em Angola e uma semana na Namíbia, com o objetivo de buscar as raízes e a ancestralidade. A próxima música que deve ganhar produção é "Raiz".


Paralelo ao trabalho solo, Fran, que tem banda desde os 18 anos, continua fazendo parte do trio de MPB Gilsons, formado por ele com o tio José Gil e o primo João Gil.


Logo A Tribuna
Newsletter